A temporada 2022 do Grêmio começou oficialmente na última segunda-feira (10), com a reapresentação do departamento de futebol do clube. Entretanto, as definições do clube envolvendo chegadas e saídas de jogadores começou bem antes, e já com algumas certezas.

E, um dos nomes que já possuem seu futuro definido é o meia-atacante Jonatha Robert. O jogador, uma das convicções do técnico Vagner Mancini na reta final da temporada 2021, é tratado como uma peça importante para a montagem do time que disputará a Copa do Brasil, o Campeonato Gaúcho e a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, e teve sua situação definida.

Grêmio recebe sondagens, mas barra saída de Jonatha Robert

Jonatha Robert foi alvo de propostas do mercado interno e do exterior após o fim do Campeonato Brasileiro. Entretanto, considerando o bom desempenho sob o comando do técnico Vagner Mancini e também a importância do jogador para 2022, a direção tricolor optou por afastar os interessados e negar qualquer possibilidade de negociação. Atualmente, o status de Jonatha Robert é "inegociável".

Mesmo com rebaixamento, Jonatha Robert ganhou prestígio com Vagner Mancini. (Foto:Reprodução)
Mesmo com rebaixamento, Jonatha Robert ganhou prestígio com Vagner Mancini. (Foto:Reprodução)

Além disso, o fator contratual também é importante. O meia-atacante tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2023, e sua multa rescisória é de 80 milhões de euros (R$508 milhões na cotação atual). O tricolor é dono de 70% dos seus direitos econômicos.

Jonatha Robert foi recuperado pelo Grêmio com Vagner Mancini

Jonatha Robert atua como profissional desde 2020, quando foi emprestado ao Cruzeiro. Com poucas oportunidades, o jogador retornou ao Grêmio e foi repassado ao Famalicão, de Portugal. Entretanto, retornou à Porto Alegre em maio de 2021, ainda sob o comando do técnico Tiago Nunes.

Sem prestígio com Tiago Nunes e Felipão, foi com Vagner Mancini que Robert ganhou espaço e principalmente destaque. Alternando titularidade com Douglas Costa, o jogador fez 19 partidas na temporada, e marcou 2 gols.