Mesmo com foco em tentar passar pela atual situação incomôda e evitar o rebaixamento, o Grêmio já começou a trabalhar nos bastidores visando, de maneira preliminar, a montagem do elenco para a próxima temporada.

Com isso, um setor específico do elenco vem chamando a atenção e gerando preocupação aos dirigentes do clube: o sistema defensivo.

Com Geromel e Kannemann, ambos ídolos da instituição e figuras importantíssimas nos recentes títulos conquistados pelo Tricolor Gaúcho, enfrentando sérios problemas físicos e considerando que Ruan, reserva imediato da dupla titular, foi vendido ao Sassuolo, da Itália, onde se apresentará em janeiro de 2022, o Grêmio já iniciou as tratativas para ampliar o contrato do zagueiro Tonhão e assegurar a permanência do atleta para a próxima temporada.

Tendo vínculo atual com o Tricolor Gaúcho somente até dezembro de 2022, Tonhão é considerado peça importante no plantel gremista. Conforme apurado, até o momento, as tratativas para a ampliação contratual estão em estágio inicial com tendência de evolução ao longo da semana. A ideia do estafe do zagueiro é uma renovação até 2023 ou 2024, com Tonhão recebendo uma valorização salarial.

Atualmente, o Grêmio detém 70% dos direitos econômicos de Tonhão. Os 30% restantes pertencem ao ABC, clube que revelou o jogador de 23 anos.

Zagueiro despertou interesse da Europa

Ao longo dos últimos meses, a situação de Tonhão no Grêmio foi considerada, internamente, como uma grande incógnita, isso porque, perante a reserva e, em algumas ocasiões, ausência até mesmo na lista de relacionados, o zagueiro recebeu proposta oficial e chegou a ter sua transferência encaminhada.

O Midtjyland, da Dinamarca, ao longo do mês de agosto, tentou a contratação do defensor. Inicialmente, os europeus tentaram a contratação por empréstimo, porém, após recusa do Grêmio, o clube dinamarquês propôs, inclusive, a compra definitiva do zagueiro. O Braga, de Portugal, também foi outro clube da Europa que demonstrou interesse e chegou a apresentar oferta oficial à direção gremista por Tonhão.