Goiás x Corinthians é suspenso pelo STJD

Em partida marcada previamente para a noite deste sábado (15), Goiás x Corinthians disputaram, fora de campo, a briga pela possibilidade do jogo ser com a presença das duas torcidas no Estádio da Serrinha, em Goiânia. No entanto, horas antes da bola rolar, pela 32ª rodada do Brasileirão, uma decisão judicial pôs fim ao imbróglio.

Briga nos bastidores de Goiás x Corinthians 

O encontro do Esmeraldino com o Timão, antes marcado para às 19h (horário de Brasília) deste sábado (15), teria apenas a presença da torcida do Verdão, de acordo com a decisão do Ministério Público de Goiás. No entanto, na manhã do dia de jogo, a diretoria corinthiana conseguiu derrubar a decisão, ao recorrer judicialmente do caso.

Mesmo assim, o Goiás emitiu comunicado nas redes sociais do clube goiano permitindo a entrada da própria torcida no setor 3 do estádio, onde ficaria a torcida da equipe paulista. Até a manhã deste sábado (15), os ingressos haviam sido esgotados, o que aumentou ainda mais o problema.

Detalhes da decisão do STJD sobre Goiás x Corinthians 

Ainda com data a definir, a suspensão da partida se deu por decisão do STJD, em nota publicada pelo órgão. Confira, a seguir, a integra da determinação.

“Aportam nestes autos mais duas petições, sendo a primeira do Goiás e a segunda do Corinthians, ambas dando conta de que o Eg. TJGO proferiu decisão em sede de Agravo de Instrumento tirado de Ação Civil Pública, por meio da qual, em sede de antecipação dos efeitos da tutela recursal, determinou-se que o Jogo marcado para hoje, às 19h sucedesse mediante torcida única, vedado o ingresso dos apoiadores da equipe visitante, aqui Autora.

Aduz o Goiás que juntamente com a CBF, ocupa o polo passivo daquela relação processual, mas que diante do quanto restou determinado, não pode cumprir as decisões emanadas por esta Justiça Desportiva.

O Corinthians de sua vez, acena com a competência atribuída à Justiça pela Constituição da República, rogando que se reafirme a observância da decisão aqui proferida; que se instaure procedimento para apuração de infração ao art. 231 do CBJD; e, sucessivamente, que se suspenda a realização da partida.”

Em seguida, a entidade máxima da parte jurídica do esporte brasileiro, determina, na mesma nota, a suspensão da partida, em virtude da polêmica em relação à destinação, ou não, dos ingressos aos corinthianos.

“Assim é que, determinado pela Justiça Comum, que a Torcida visitante não poderá, no jogo marcado para hoje, ingressar no Estádio, não cabe a esta Justiça Desportiva, determinar que o Goiás e a CBF ajam em desconformidade com a ordem judicial.

De outro giro porém, é da responsabilidade deste STJD, zelar em última ratio, pela ordem desportiva e pelo equilíbrio das competições, de forma que, a única medida proporcional e adequada para tanto, diante da moldura que se revela, é a determinação da suspensão da realização da partida, para que outra, oportunamente seja designada pela entidade de organização do Desporto, em condições de que o Jogo possa ser realizado sem o vilipendio dos princípios que se precisa preservar.

Diante do exposto, e em vista da decisão advinda da Justiça Comum, defiro o requerimento da requerente e determino a suspensão da partida entre Goiás e Corinthians, válida pelo Campeonato Brasileiro 2022, designada para o dia de hoje, 15/10/2022.”

Foto destaque: Divulgação/Goiás E.C

Payciuma Luiz Payciuma Luiz

24 anos, 19 deles respirando futebol. Estudante de Jornalismo na UNIBRA, porém, em exercício da profissão desde agosto/21. @payciuma no Instagram e no Twitter

[blocksy_breadcrumbs]