A Confederação Brasileira de Futebol publicou nesta última quarta-feira algumas revisões no calendário de futebol do país para 2021, onde dentre essas trocas, a mais importante se deu na Copa do Brasil, com os times que irão disputar a Libertadores da América entrando antes das oitavas de final.

Além desta mudança, a Copa do Brasil também perderá uma de suas fases, assim sendo, a competição em 2021 passa a contar com sete e não oito como foi feito até este ano, aumentando o número de clubes participantes de 91 para 92.

Com essa modificação, os 12 clubes da Libertadores e de outras competições que entravam somente nas oitavas de final do torneio, a partir da próxima temporada ingressarão já na terceira fase, quando esses se somarão aos 20 times vindos das fases iniciais.

A maior competição nacional de mata-mata vai dispor de 14 datas para que se realizem as suas oito fases. O início do torneio está marcado para 3 de março e a final deve acontecer no dia 27 de outubro.

Supercopa do Brasil

Além da Copa do Brasil, a Supercopa do Brasil também teve sua data alterada, onde o duelo entre o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil será disputado no dia 11 de abril de 2021.

De acordo com a entidade máxima do futebol brasileiro, essas mudanças foram necessárias para que o calendário brasileiro pudesse de enquadrar com o calendário da Conmebol, que alterou o cronograma da Copa Sul Americana e Libertadores, publicado em agosto deste ano.

Estaduais 2021

O calendário de 2021 da CBF começa com as disputas dos Campeonatos Estaduais, marcados para dia 28 de fevereiro, quatro dias depois da última rodada da temporada 2020. Para a disputa, estão previstas 16 datas, com a data limite marcada para 23 de maio.

Brasileirão 2021 - Séries A, B, C e D

Sem que sejam paralisados por conta dos compromissos da seleção, Séries A e B têm 38 datas previstas no calendário de 2021. A Série C tem 26 datas, mesmo caso da Série D - com duas desta últimas sendo destinadas para a fase preliminar do torneio.

Série A

Marcado para iniciar em 30 de maio, as 38 rodadas do Brasileirão deverão ser acomodadas até o dia 5 de dezembro, quando serão disputados os últimos jogos da temporada.

Série B

Marcada para começar no dia 29 de maio, um antes da primeira divisão, a Série B também acaba um pouco antes, tendo sua 38ª rodada realizada no dia 27 de novembro.

Série C

A terceira divisão dispõe de 26 datas para a realização dos seus jogos, que serão realizados entre os dias 30 de maio e 21 de novembro.

Série D

Também com 26 datas, a quarta divisão vai ter suas partidas disputadas entre os dias 26 de maio e 14 de novembro.