UEFA: Origem, data de fundação e competições

A UEFA foi fundada em 1954 na Basileia, tendo sua primeira sede em Paris; ficando responsável pela organização das competições futebolísticas do "Velho Continente"; confira sua história.

Você sabe o que quer dizer UEFA e como essa se originou? Bom, se a resposta foi “não”, iremos trazer então para você essa informação neste artigo.

A União das Associações Europeia de Futebol – UEFA é uma instituição de futebol filiada a FIFA e que representa as federações nacionais da Europa, organizando desta forma nove competições futebolísticas entre as nações e quatro entre clubes do continente. Além disso, a entidade em destaque também controla a recompensação, regulamentos e direitos de imagem, televisão e outros para esses torneios.

Das federações filiadas a FIFA, é de longe a mais forte em termos financeiros e de influência no cenário internacional, rivalizando apenas em pequena escala com a Conmebol – da América do Sul. Além disso, em sua grande maioria conta com os melhores jogadores do mundo atuando em seus campeonatos nacionais, particularmente na Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

A UEFA também possui o maior número de vagas disponíveis nos torneios organizados pela FIFA, na Copa do Mundo com 14 seleções (masculino) e 8 seleções (feminino).

SUA HISTÓRIA

A UEFA foi fundada em 15 de junho de 1954 na Basileia – Suíça, tendo como consequência a sua criação após discussões entre as federações da França, Itália e Bélgica; com sua sede instalada em Paris até o ano de 1959, onde posteriormente fora transferida para a Suíça, na cidade de Berna e em 1995 transferida mais uma vez para outra cidade suíça – agora em Nyon, onde está localizada até os tempos de hoje. Seu primeiro presidente foi Ebbe Shwartz, tendo ainda como seu primeiro Secretário-Geral, o Sr. Henri Delaunay.

Salientamos que a mesma era primeiramente composta por 25 federações, onde nos tempos de hoje já conta com 55.

Principais Torneios

Champions League

Entre seus principais torneios, podemos destacar a Champions League ou a Liga dos Campeões, originalmente conhecida como Liga dos Campeões Europeus. Dela participam os campeões nacionais dos países filiados a entidade e alguns outros clubes. O torneio ocorrer paralelamente às competições nacionais do continente, tendo início na segunda metade do ano e encerrando no final da primeira metade do ano seguinte.

Europa League

Europa League – Imagem: UEFA.com

A Europa League ou Liga Europa, é a segunda maior competição do “Velho Continente” e desta participam as equipes que ficaram no meio da tabela em campeonatos nacionais e equipes que foram terceiras em grupos da Champions – além daquelas que foram eliminadas dos play-offs desta última competição aqui citada.

Supercopa

Supercopa – Imagem: UEFA.com

Essa por sua vez é a terceira principal competição futebolística de clubes organizada pela UEFA, onde se encaram os campeões das duas primeiras. Esse torneio é realizado no início de cada nova temporada, no mês de agosto e tem como status marcar a abertura oficial da temporada europeia de clubes, mesmo com alguns desses já tendo iniciado.

Campeonato Europeu de Futebol

Além desses torneios de clubes, a UEFA também é responsável por organizar os campeonatos de seleções do continente, tendo eles como a denominação de Campeonato Europeu de Futebol e a mais recente criada há poucos anos, denominada de Liga das Nações.

Atuais vencedores 2019/2020
Liga dos Campeões Bayern de Munique
Europa League Sevilla
Supertaça Em disputa
Campeonato Europeu Portugal
Liga das Nações Portugal

 

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]