As piores campanhas da história do Campeonato Brasileiro

Principal competição do futebol brasileiro, o Brasileirão já foi muito cruel com algumas equipes. Confira as piores campanhas.

Vocês saberiam me dizer quais seriam os piores times da história do Campeonato Brasileiro? Se não, nós do minha torcida iremos trazer essa informação para você neste artigo, onde encontraremos alguns gigantes do nosso futebol, bem como: Flamengo, Grêmio, Inter e outros.

Entre os piores times da história do futebol nacional – dentro do Campeonato Brasileiro, dois clubes conseguiram a proeza de não marcarem nenhum ponto em uma edição do torneio – Série A; são eles: River-PI (1982) e Brasília-DF (1984). Deixando de lado os clubes de menor expressão do futebol brasileiro, pegaremos os principais clubes nacionais – os gigantes da história, com isso, confiram agora as piores campanhas dos times grandes por dois critérios: aproveitamento e colocação. Vamos a eles:

As piores campanhas da história do Campeonato Brasileiro

Atlético-MG (Campanha 1993 – 14,2%)

O “Galo Mineiro daquele ano tinha em seu elenco jogadores como: Reinaldo, Renaldo e Negrini. O técnico era Otacílio Gonçalves.
Com uma campanha de 14,2%, o Atlético-MG em 1993 encerrou o Brasileirão na 32ª colocação, onde em 14 jogo, somou apenas 4 pontos, sendo 1 vitória, 2 empates e 11 derrotas.

Bahia (Campanha 1993 – 28,5%)

Treinado por José Francisco Nóbrega da Silva, o “Baea” daquele ano tinha em seu elenco atletas como: Rodolfo Rodrigues, Lima, Jorginho e Naldinho. Tendo como pior resultado no Campeonato Brasileiro de 93 um 6 x 0 para o Cruzeiro.
A campanha de 1993 foi a pior na história deste clube, onde em 14 jogos, somou apenas 8 pontos, com 2 vitórias, 4 empates e 8 derrotas; finalizando o torneio na 24ª colocação.

(Foto:Reprodução/Arquivo)

Botafogo (Campanha 1993 – 21,4%)

Com Carlão, Marcelo e Sinval no time, o Botafogo daquele ano era comandado por Alberto Torres e seu pior resultado foi um 5 x 1 para o Corinthians.
A campanha de 93 do “Fogão” foi uma das piores da história do Brasileirão – Série A, onde o clube alvinegro conquistou apenas 6 pontos em 14 jogos, sendo 2 vitórias, 2 empates e 10 derrotas, no entanto, a pior colocação do Botafogo se deu em 2002, onde o clube finalizou o torneio nacional em 26º – de 26 clubes participantes.

(Foto:Reprodução/Arquivo)

Corinthians (Campanha 2000 – 22,2%)

Treinador por Oswaldo Alvarez, o Timão daquele ano tinha jogadores como: Ricardinho, Luisão e Vampeta, mas nem por isso ajudaram o time a obter uma das piores campanhas do clube na Série A do futebol brasileiro.
Tendo a derrota por 4 a 1 para o Flamengo como pior resultado de campo em 2000, o Corinthians naquele ano em 24 jogos, somou apenas 16 pontos: com 4 vitórias, 4 empates e 16 derrotas.

(Foto:Vidal Cavalcante/Estadão)

Cruzeiro (Campanha 1994 – 33,3%)

Sim, pode não parecer, mesmo tendo sido rebaixado em 2019 no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro teve sim outras campanhas ruins dentro da Série A, como a de 1994, onde o time mineiro encerrou o torneio daquele ano na 22ª colocação – de 24 clubes (apenas dois times eram rebaixados), ficando na beira do abismo, mas se salvando no final. Em 1994, o pior resultado do Cruzeiro foi a derrota para o Remo, em casa, por 5 a 1.
Na campanha de 1994, o time celeste obteve 16 pontos, em 24 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e 14 derrotas. Neste time comandado por Ênio Andrade, jogadores como: Dida, Cerezo e Roberto Gaúcho participaram de uma das piores campanhas do time na história do Campeonato Brasileiro.

(Foto:Arquivo/D.A. Press)

Flamengo (Campanha 2001 – 35,8%)

Sim, o atual campeão brasileiro por muito pouco não caiu para a Segunda Divisão do futebol nacional e essa campanha se deu no ano de 2001, com uma vergonhosa derrota para o Vasco da Gama por 5 a 1. Neste ano, o rubro-negro finalizou a Série A na 24ª colocação – de 28 times participantes, com 29 pontos em 27 jogos – 8 vitórias, 5 empates e 14 derrotas.

(Foto:Reprodução/Youtube)

Grêmio (Campanha 2004 – 28,2%)

Com Tavarelli no gol e Christian no ataque, o Tricolor Gaúcho neste ano fez uma de suas piores campanhas na Série A – do Brasileirão, encerrando o torneio na última colocação, ou seja, na 24ª posição. Sua pior derrota neste ano foi para o Santos, por 5 a 1, tendo uma campanha com apenas 9 vitórias, 12 empates e 25 derrotas – em 46 jogos.

(Foto:Arquivo)

Internacional (Campanha 1989 – 36,1%)

Sim, o Colorado foi rebaixado em 2016 e teve a sua pior campanha em sua história a pouco mais de três anos, mas a de 1989 também ficou marcada na história do Campeonato Brasileiro. Com um time tendo no gol nada mais, nada menos que o tetracampeão Taffarel, o time que era comandado por Paulo César Carpegiani finalizou essa temporada na 21ª colocação – de 26 clubes, com 13 pontos em 18 jogos. Foram 4 vitórias, 5 empates e 9 derrotas. Sua pior derrota naquele ao foi para o Cruzeiro, pelo placar de 4 x 2.

(Foto:Reprodução/Youtube)

Palmeiras (Campanha 2002 – 36%)

O time comandado por Vanderlei Luxemburgo finalizou o Brasileirão de 2002 na 24ª colocação – com 28 times. Mesmo tendo um elenco de respeito, com jogadores renomados como Marcos, Fabiano Eller, Arce e Nenê, o “Verdão” fez naquele ano uma de suas piores campanhas na história do campeonato nacional, onde somou apenas 27 pontos em 25 jogos, com 6 vitórias, 9 empates e 10 derrotas. O Palmeiras naquele ano perdeu por 5 a 1 para o Paraná.

(Foto:Antônio Gaudério/ Folhapress)

São Paulo (Campanha 1998 – 39,1%)

O Tricolor Paulista comandado por Nelsinho Batista tinha um elenco invejável em um dos piores anos de sua história no principal campeonato nacional, com ninguém menos que Rogério Ceni, Carlos Miguel, Raí e Dodô (como estrelas), no entanto, nem sempre um bom time leva o seu clube às glórias e em 1998 por muito pouco não levou o São Paulo ao “inferno”, onde em 23 jogos, obteve apenas 8 vitórias, 3 empates e 12 derrotas.

(Foto:Reprodução/Youtube)

Obs: a partir de 1996, a vitória passou a valer 3 pontos – antes disso valia 2 pontos.

Desta forma encerramos mais uma história verdadeira do nosso futebol nacional, trazendo para vocês algumas das piores campanhas dos “gigantes” do futebol brasileiro no principal torneio de futebol do país.
Se você gostou desta matéria, curta e compartilhe e não nos deixem de seguir em nossas redes sociais e de curtir diariamente nosso site.

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]