Mercado da bola 2018; disputa da Libertadores movimenta clubes

Confira as contratações e possíveis contratações que movimentam os times Brasileiros para a próxima temporada.

Por
Compartilhe

O encerramento das competições de 2017 e a chegada de 2018 sempre geram grandes movimentações nos times brasileiros. As trocas de jogadores e técnicos, compras, vendas e empréstimos geram grande expectativa no torcedor que quer ver como ficará seu time do coração para a próxima temporada.

Com o sorteio dos grupos da Libertadores, ocorrido no Paraguai ontem (20), Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Santos, Corinthians, Vasco, Chapecoense e Palmeiras estudam possíveis reforços para a competição que promete ser acirrada.

Para que você possa acompanhar o que está acontecendo, fizemos aqui um resumo das principais compras e expectativas de negociação dos times brasileiros da Série A.

CORINTHIANS
O atual campeão do Brasileirão já tem dois novos reforços confirmados para próxima temporada. O primeiro a fechar com o time foi com o atacante Júnior Dutra, de 29 anos, que saiu do Avaí por encerramento de contrato e assinou com o Corinthians para duas temporadas. Além dele, Renê Júnior também já assinou contrato para três temporadas. O centroavante de 29 anos, que jogava pelo Bahia, já era desejado pelo Corinthians quando atuava na china, porém as tentativas de negociação não avançaram.

Júnior Dutra , novo jogador do CorinthiansJúnior Dutra , novo jogador do Corinthians

O alvinegro ainda busca novas contratações para as próximas temporadas, dando exclusividade para um lateral-esquerdo, um meia e um zagueiro. Na lista de almejados pelo clube, o mais comentado por jornalistas e torcedores, no momento, é o zagueiro Marllon, que defendeu a Ponte Preta em 2017. Porém a opinião dos dirigentes o clube sobre o jogador é dividida, já que o desemprenho do jogador na última temporada não vinha sendo o melhor, e chegou a perder a vaga vaga de titular justamente para Yago, que pertence ao Corinthians, e está emprestado à Ponte.

Na lista de supostas negociação do Corinthians, ainda tem Leandro Castán, atualmente zagueiro do Roma, na Itália, que desde 2012 atua no futebol europeu, mas deseja voltar para o Brasil; Gilberto, zagueiro do São Paulo; Tréllez, atacante do Vitória; Zeca, lateral do Santos; Zé Rafael, meia do Bahia; Juninnho Capixaba, lateral do Bahia; Henrique, zagueiro do Fluminense; e Scarpa, meio do Fluminense.

PALMEIRAS
Ainda em novembro o verdão já fechou contrato com seu novo técnico, Roger Machado, que vai comandar o time na temporada. Desde a saída de Cuca em outubro, o Palmeiras estava sendo comandado por Valentim, e tentando a contratação de Mano Menezes e de Abel Braga, ambas sem sucesso. Na lista de renovações confirmadas para 2018, o Verdão já tem Lucas Lima, ex meia do Santos, que assinou contrato por cinco anos; e o goleiro Weverton, de 29 anos, que estava no Atlético-PR. Além deles o Palmeiras já garantiu a contratação de Diego Barbosa, lateral do Cruzeiro, e Emerson santos, zagueiro do Botafogo.

Com cinco reforços confirmados, o verdão ainda tem uma boa lista de desejos para 2018, como Gustavo Scarpa, meia do Fluminense; Rafinha, meia do Bayern de Munique-ALE, que, segundo fontes do clube alemão não será liberado, o que dificulta a transação; Marcos Rocha, lateral do Atlético-MG; David, atacante do Vitória; Ricardo Goulart, atacante do Guangzhou-CHI; e Pablo, zagueiro do Corinthians.

SANTOS
A única contratação já certa do Santos é Romário. O lateral-esquerdo do Ceará de 25 anos, deve desembarcar na Vila Belmiro logo no comecinho de 2018 para atuar durante cinco anos, conforme contrato assinado. A chega de Romário será para a vaga de Zeca, que colocou o Santos na Justiça em outubro, e não deve mais atuar com a camisa do time.

Romário assina contrato de cinco anos com o SantosRomário assina contrato de cinco anos com o Santos
Se contratação confirmada o Santos tem apenas uma, a lista de possíveis reforços não é pequena. São 10 atletas que a diretoria está de olho, começando pelos treinadores Jair Ventura, atualmente no Botafogo e Zé Ricardo do Vasco. Na lista de jogadores pretendidos estão Zé Rafael, meia do Bahia; Gabigol, que joga atualmente no Benfica-POR; Robinho, do Atlético-MG; Damián Díaz, meia e Jonatan Álvez, atacante, ambos do Barcelona-EQU; além de Matheus Galdezani, volante do Coritiba; Gilberto, atacante do São Paulo; e Alemão, atacante do Paraná.

GRÊMIO
O atual campeão da América manterá sua base para o próximo ano, mas afirma que irá atrás de mudanças. Com a renovação de contrato, Renato Portaluppi segue no comando por mais uma temporada, após um aumento de salário para a casa de R$ 700 mil mensais. Após duas longas reuniões, na noite de quarta-feira, dia 20 de dezembro, os acordos foram fechados, e Renato continua no comando do time.

Mercado da bola 2018; disputa da Libertadores movimenta clubesRenato segue no comando do Tricolor por mais um ano
O tricolor tem em vista alguns jogadores, como Carlos Henrique, goleador do Londrina em 2017, com 11 gols marcados, Calleri, ex-São Paulo e que está na Inglaterra também interessa para a vaga deixada por Lucas Barrios. Voltam de empréstimo ainda e poderão ser utilizados por Renato, Guilherme, atacante que estava no Botafogo, e Henrique Almeira, que estava no Coritiba.

CRUZEIRO
Ainda no finalzinho de novembro o Cruzeiro acertou contrato de três anos com o lateral esquerda, Egídio, que retorna a Toca da Raposa depois de três anos. O segundo reforço já confirmado do time é Bruno Silva, ex Botafogo, no começo de dezembro, o volante assinou contrato com o Cruzeiro para três temporadas.

Egídio volta para o CruzeiroEgídio volta para o Cruzeiro
Na lista de jogadores que agora o Cruzeiro sonda, encontramos Fernandão, atacante do Fenerbahce; Rafinha, lateral do Bayern-ALE; Edílson, lateral do Grêmio; Lautaro Acosta, atacante do Lanús-ARG, e ainda Marcelo Moreno, atacante do Wuhan Zall-CHI. O Cruzeiro ainda tem o lateral Fabrício, que volta de empréstimo do Atlético.

FLAMENGO
O flamengo entra no mercado de jogadores para 2018 com o pé no freio, a intenção é negociar atletas que vieram a custo alto e não renderam como se esperava, além de vendas, o futebol vai buscar mercado para Rômulo, Mancuello, Alex Muralha, entre outros, caso não consiga as vendas, a ideia é emprestá-los.

Flamengo em 2017Flamengo em 2017Até agora o Flamengo tem uma venda efetivada, Conca, renovou com o zagueiro Juan, e tem uma lista de jogadores que podem sair. Entre os jogadores que o Rubro-Negro está pretendendo, há Fernando Torres, atacante Atlético de Madrid-ESP; Fred, atacante do Atlético-MG; Ricardo Goulart, atacante do Guangzhou-CHI; Copete, atacante do Santos; Carlos Eduardo, atacante do Goiás; Pablo, zagueiro do Corinthians; Rafinha, lateral do Bayern-ALE; Aloísio, atacante do Hebei Fortune-CHI; Gabigol, do Benfica-POR, que já é desejado por outros times brasileiros; e Zeca, lateral do Santos.

Outros times da série A também buscam no mercado um novo elenco para 2018. O VASCO fechou contrato com Leandro Desábato, volante do Vélez e ainda discute a contratação de Ralf, volante do Beijing Guoan-CHI; Luan, atacante do Atlético-MG; Rildo, atacante do Coritiba e de Julian Benitez, meia do Olimpia-PAR.

O ATLÉTICO-PR já tem cinco contratações assinadas para as próximas temporadas, além de oito jogadoras que voltam de empréstimo, e oito que já foram vendidos, sendo um dos times que mais se modificou até então. Além dessas mudanças, ainda busca as contratações de Wellignton, volante do Vasco e Rafael Vaz, zagueiro do Flamengo. O time confirmou o novo técnico: o holandês Clarence Seedorf.

Além desses, São Paulo, Fluminense, Botafogo e Internacional estão em movimentação para o elenco da próxima temporada. Dezembro foi e segue movimentado nesse quesito, até a primeira quinzena de janeiro os times buscam acertar as equipes para começar os jogos da temporada 2018.

Agora é ficar no aguardo e torcer para seu time busca aquele reforço certo. Qual seu time e qual jogador você queria ver nele em 2018?
Deixei sei comentaria e opiniões, queremos saber!!

Mais sobre: clubes serie-a gremio
Comentários