O futebol é um dos esportes mais consagrados no mundo, em que reúne milhares de torcedores, divididos em diversos times do globo. No Brasil, sem dúvidas, não é diferente, sendo considerado uma das grandes paixões.

Cada partida, uma surpresa diferente, nenhum jogo é igual ao outro, sendo que o 90 minutos e campo podem gerar muitos acontecimentos, e nada previsíveis. Uma partida pode levar a decepções, choro, risadas e claro, alegria aos torcedores. São sentimentos mistos e até curiosos que fazem desse evento uma grande atração. Levando em consideração que o futebol é uma paixão nacional, listamos alguns casos curiosos que já ocorreram no Brasil. Confira:

1 - Brasil é o único país que disputou todas as Copas

A Copa do Mundo foi criada em 1930, sendo que o Brasil é o único país do globo que participou de todas as edições. Para completar, a seleção do Brasil é a que soma mais taças da competição, conquistando cinco delas.

2 - Uniforme canarinho

Camisa amarela e verde do Brasil - a Canarinho.
Camisa amarela e verde do Brasil - a Canarinho.

O Brasil, no ano de 1958, já atuava com o uniforme apelidado de "canarinho", na cor amarela. Porém, em um jogo contra a Suécia, as cores acabaram ficando repetidas, sendo que foi necessário ter outra opção de cor, daí surgiu à camisa azul. O tom escolhido do azul é em referencia a cor do manto de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil. A camisa, até hoje, não é a mais usada, mas mesmo assim, bastante referenciada.

3 - Chocolate histórico

Impossível não lembrar. Em 2014 o futebol do Brasil passou um dos seus maiores vexames em campo, ou seja, quando perdeu para a Alemanha por 7 x 1 em Belo Horizonte. A vergonha é tanta, que muitas pessoas ainda evitam tocar no assunto. Vale mencionar que outro episódio era considerado a grande "tragédia" no futebol, em 1950, quando o Brasil sediava a Copa também. Em um jogo contra o Paraguai a seleção brasileira perde de 2X1 em um dia de Maracanã lotado.

4 - Primeiro gol do Brasil em uma Copa

O Brasil realizou o seu primeiro gol em uma Copa do Mundo em 1930, na Iugoslávia. A seleção, porém, perdeu por 2X1.

5 - Primeiro clube formado no Brasil

A prática do futebol no Brasil teve início, pela primeira vez, pelo São Paulo Athletic Club, um time formado basicamente por colonos ingleses, em 1888.

6 - Clube mais antigo do Brasil que ainda está na ativa

O Sport Club Rio Grande é o time mais antigo do Brasil que ainda está em atividade no país. Ele foi fundado em de julho de 1900. Para homenagear a equipe, a data também comemora o Dia Nacional do Futebol.

7 - Jogo com 22 expulsos

As expulsões sempre ocorreram nos jogos de futebol. A medida é tomada após um ato grave por parte de um jogador, ou mais deles. Porém, uma partida acabou ganhando destaque pelo número de expulsões em somente um jogo. O caso ocorreu em uma partida entre a Portuguesa-SP e Botafogo-RJ pelo torneio Rio-São Paulo de 1954. No episódio foram expulsos 22 jogadores após uma briga entre as duas equipes.

8 - Ronaldo Fenômeno não foi campeão da Champions League

Ronaldo Fenômeno jamais conquistou uma Champions League como jogador profissional.
Ronaldo Fenômeno jamais conquistou uma Champions League como jogador profissional.

Ronaldo Fenômeno é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Porém, ao contrário do que muitos pensam, ele nunca foi campeão da Champions League. O jogador já foi eleito por três vezes o melhor do mundo e ainda ganhou duas Copas do Mundo. Porém, entre os times europeus, ele nunca conseguiu levantar a taça. Ronaldo já integrou os times PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan.

9 - Maior público em um jogo no Brasil

Como bem sabemos, o brasileiro gosta muito de futebol e os estádios costumam ser muito freqüentados durante os campeonatos. Em partidas importantes é bastante comum ver um estádio lotado. Porém, um jogo no Brasil ganhou destaque pelo número de participantes: Brasil e Paraguai, que reuniu nada mais, nada menos que 183.341 pagantes. O jogo correspondia a uma das eliminatórias da Copa do Mundo de 1970 e ocorreu em 31 de agosto de 1969, no Estádio do Maracanã.

10 - Primeiro jogo realizado no Brasil

Charles Miller - pioneiro do futebol no Brasil.
Charles Miller - pioneiro do futebol no Brasil.

As primeiras bolas de futebol foram trazidas por Charles Miller. Na época, ele trabalhava na empresa São Paulo Railway, onde ensinou os funcionários a jogares futebol. No ano de 1895, ele agrupo funcionários da sua empresa com os da Gás Company, responsável pela iluminação da cidade de São Paulo, com isso, ocorreu uma partida de futebol. O placar acabou em 4x2 para a equipe da São Paulo Railway. Este é considerado o primeiro jogo realizado no país.