Conheça aqui a história do Basquete – origem, criador e criaturas

Um simples esporte que iniciaria com uma simples atividade física de escola, muitos anos depois é um dos maiores sucessos do mundo - principalmente nos EUA, onde se originou.

Você sabe me dizer quando surgiu o basquetebol ou basquete como é atualmente conhecido e quem o criou? Se não, fique ligado que traremos essa informação para você amigo leitor do Minha Torcida.

O basquete foi “criado” pelo professor de educação física – James Naismith, em 1891, quando esse lecionava na Associação Cristã de Moços de Springfield, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, onde ele treinou seus alunos para a prática do esporte. Em 1892, o professor James então montou duas equipes com alunos e assim surgiu a primeira partida de Basquetebol.

Nesta primeira partida, o duelo entre as duas equipes ocorreu sem a presença do torcedor – até porque ali nascia o esporte em questão, que nesse momento era apenas uma atividade de educação física da escola acima citada.

Porém, no mesmo ano, uma equipe formada por alunos enfrentou um time formado pelos professores e essa então foi à primeira partida de basquete com público – cerca de 200 pessoas acompanharam o duelo entre alunos e professores da Associação de Moços de Springfield.

Mal sabia James Naismith, que esse esporte por ele criado em uma atividade de escola, anos mais tarde ficaria conhecido com um dos mais populares do mundo. Voltando ao duelo entre “alunos x professores”, os “aprendizes” venceram os “mestres” pelo placar de 5 a 1.

Desde então, o Basquete como é popularmente conhecido ganhou destaque e já revelou inúmeras estrelas do esporte que ficaram conhecidas mundialmente pelas suas jogadas, bem como os astros: Michael Jordan, LeBron James, Kevin Durant, Kobe Bryant, Larri Bird, Magic Johnson, Oscar Schmidt e muitos outros.

Mas o esporte em questão não é só famoso pelos astros e pelos fãs – sim, por muitos fãs, que inclusive tornaram o Basquete um dos cursos de Educação Física mais procurados pelos vestibulandos ou universitários – ele está entre os 10 mais procurados nas faculdades. O que isso nos mostra a sua importância, tanto para o esportista quanto em ajuda para as pessoas a manterem a saúde.

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]