Conmebol e UEFA encaminham acordo para a volta da Copa Intercontinental

Depois da FIFA anunciar que o Mundial de Clubes será disputado de 4 em 4 anos, as entidades em questão estudam o retorno do torneio que foi disputado até inicio dos anos 2000.

A Copa Intercontinental – extinta desde o surgimento do Mundial de Clubes da FIFA, pode estar voltando após um encontro entre diretores da UEFA e da Conmebol nesta quarta-feira. Os presidentes das duas entidades, além dos membros dos respectivos conselhos, se reuniram na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, formalizando um documento divulgado pelos sul-americanos. De acordo com o comunicado, a reunião entre os dirigentes serviu para que fosse renovado um Memorando de Entendimento assinado em 2012, que “constituiu a base de uma maior colaboração” entre as partes, visando o crescimento do futebol nos dois continentes. Para isso, as duas organizações se comprometeram a levar à frente projetos que envolvem seis pontos chave; são eles:

Educação, formação, desenvolvimento técnico e arbitragem;

Promoção e desenvolvimento do futebol de base, juvenil e feminino;

Organização de competições de futebol masculino, feminino e juvenil, além de futsal;

Questões de marketing, jurídicas e de responsabilidade social;

Segurança e proteção;

Promoção de princípios éticos e de boa governança no futebol.

Como grande destaque do acordo firmado, está à maior possibilidade de organização de confrontos entre clubes das duas confederações – que abre caminho para o retorno da Copa Intercontinental, na qual os vencedores da Champions League e da Copa Libertadores se enfrentariam novamente em confronto direto – salientando que o torneio não será uma disputa de “Mundial”, visto que a FIFA irá organizar essa competição de 4 em 4 anos a partir de 2021. O torneio foi criado na década de 1960 e existiu até o início dos anos 2000, quando foi extinto por conta do estabelecimento do Mundial de Clubes da FIFA, a partir de 2005.

A possibilidade de retornar com o duelo direto entre os campeões dos principais torneios de clubes do mundo voltou a ser discutido diante dos planos da FIFA de tornar seu Mundial de Clubes um evento organizado de quatro em quatro anos, tomando o lugar da Copa das Confederações no calendário da entidade. A primeira edição conforme já destacamos está marcada para junho de 2021, na China – enquanto o último torneio anual ocorrerá em dezembro de 2020, no Catar. Outro ponto importante do acordo diz respeito à arbitragem e prevêem o intercâmbio de profissionais para treinamentos e até mesmo partidas oficiais. De acordo com a nota, os oficiais das duas confederações poderão ser nomeados para supervisionar jogos internacionais no outro continente, para adquirir experiência. E abre a possibilidade da escalação de árbitros e assistentes sul-americanos em jogos das fases de grupos de torneios como Eurocopa, Libertadores e Copa Sul-Americana.

“Estamos em cima desse assunto há meses para ter uma reunião muito construtiva e proveitosa, e estou satisfeito por Conmebol e UEFA concordarem em cooperar mais em uma variedade de questões. Juntos, podemos fazer muito pelo desenvolvimento do futebol e espero ansiosamente por essa colaboração aprimorada. Este é apenas o começo”, afirmou Alejandro Domínguez – presidente da Conmebol.

Há, ainda, o planejamento para que haja o reconhecimento mútuo das qualificações dos treinadores europeus e sul-americanos. Uma vez que o comunicado informa ainda que haverá intercâmbio de estudantes com licença profissional, que atuariam como observadores técnicos, participando de conferências e seminários.

Para levar os projetos à frente, serão criados quatro comitês conjuntos: competições, desenvolvimento, futebol feminino e arbitragem. Além dessas, outras comissões especiais podem surgir para discutir outros pontos especificamente. Quanto ao futebol feminino, o documento aponta que as confederações acordaram “trabalhar em conjunto na estratégia de desenvolvimento”, além de “cooperar na criação de conceitos e redes comerciais”.

“A UEFA e a Conmebol têm uma longa história e tradição juntas, especialmente através de competições épicas e emocionantes, como o Troféu Artemio Franchi e a Copa Intercontinental. “O acordo de hoje representa um primeiro passo para permitir que a UEFA e a Conmebol cooperem em conjunto, para que possamos compartilhar experiências e conhecimentos para o desenvolvimento do jogo em ambos os continentes. Gostaria de agradecer ao Conselho da Conmebol por nos visitar e pelas muitas boas ideias que trouxeram”, declarou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]