CBF estuda mudanças no VAR em seu segundo ano de implantação; veja

A entidade máxima do futebol no Brasil quer que os árbitros de vídeo tenham uma única "sede", ou seja, que fiquem em um único local e não mais nos estádios.

O VAR em seu segundo ano no Athletico se enfrentarão no Mané Garrincha, em Brasília, pela Supercopa e terão seus lances escrutinados diretamente da sede da entidade.

No entanto, para que o anúncio oficial seja dado, faltam ainda dois “detalhes”:

O primeiro é o Congresso Técnico do Brasileirão votar pela própria manutenção do VAR – a reunião com os 20 clubes da Série A vai ocorrer ainda este mês.

O segundo é a instalação de sistema de fibra ótica que permita a conexão com todos os estádios que sediarão jogos do Brasileiro.

“A vantagem de ter um árbitro de vídeo centralizado é ter uma base apenas. Fica mais fácil para controle, padronização de critérios. O próprio treinamento fica mais fácil. O VAR que irá trabalhar no jogo das seis da tarde poderá treinar com o jogo que está acontecendo às 11h da manhã. A gente acredita que será um ganho técnico muito grande”, afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.

Ainda segundo o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, implementar o sistema ficaria “um pouco mais caro” devido à necessidade de se alugar o sistema de fibra ótica, mas os valores seriam compensados pelo “ganho técnico”.

Caso essas informações se confirme, Gaciba sinaliza com a possibilidade de permitir acesso até mesmo a torcedores. “Quem sabe podemos permitir ao público que ele possa ver essa central funcionando, em real time, durante o Campeonato Brasileiro”, sugeriu.

Quadro da FIFA

Para complementar, a CBF entregou nesta última segunda-feira as insígnias de árbitros e assistentes da FIFA a 20 árbitros e dez árbitras que atuam no País. Nos dois casos, metade são juízes principais e metade são assistentes.

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]