Sadio Mané ganha renomado prêmio de melhor da temporada por revista francesa

Foi a primeira vez que um jogador africano conseguiu tal feito desde 2004. O último foi Drogba, quando atuava pelo Olyimpique de Marselha, da França.

O atacante senegalês Sadio Mané, do Liverpool, fez história no futebol europeu. Tratado como grande surpresa, o jogador desbancou os favoritos Lionel Messi e Kylian Mbappé, e garantiu o prêmio do Onze D´Or, garantindo pela revista francesa Onze Mundial. O prêmio é entregue desde 1976 ao melhor jogador da temporada europeia.

Sucede e supera o argentino Messi, do Barcelona, eleito em 2017/18 pelos leitores e maior vencedor do troféu, em quatro anos – outro que ficou para trás nos mais de 200 mil votos do pleito foi Mbappé, do Paris Saint-Germain. Entre os técnicos, o escolhido foi também do time que levou a Liga dos Campeões, o alemão Jürgen Klopp.

 

É a primeira vez desde 2004 que um jogador africano ganha a premiação. O último foi o marfinense Drogba, que ganhou quando vestia a camisa do Olympique de Marselha, da França. Cinco brasileiros estão na galeria de vencedores do Onze D'Or: Romário (1994), Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007), último do país a aparecer entre os três primeiros.

Vale lembrar que, este prêmio não está relacionado aos de melhor do mundo, tanto da FIFA quanto da France Football. Estes prêmio serão entregues entre agosto e setembro, e sequer foram apresentados os finalistas.  O prêmio vencido por Mané apenas comprova a importância do jogador para o esquema tático do Liverpool, e isso foi o que despertou o interesse do Liga dos Campeões da Europa. N a época, o jogador se disse feliz pelo interesse, mas garantiu que quer permanecer na Inglaterra.

Talis Andrey Talis Andrey

Apaixonado por futebol e jornalismo. Redator do site Minha Torcida e do site Poupar Dinheiro

[blocksy_breadcrumbs]