Pep Guardiola completa 10 anos como treinador de futebol

A estreia do espanhol na casa-mata foi no dia 13 de agosto de 2008, quando fez sua primeira partida oficial como técnico do Barcelona.

Por
Compartilhe

Com 24 títulos em seu currículo, o catalão Pep Guardiola completa 10 anos como treinador nesta segunda-feira, tornando-se uma referência no futebol mundial.

Pep Guardiola - treinador atual do Manchester City.Pep Guardiola - treinador atual do Manchester City.

Guardiola pode se dizer que foi uma revolução no mercado de treinadores – pois o mesmo mostrou ao mundo do futebol que era sim possível aliar talento e competitividade no mais alto nível.

A estreia do espanhol na casa-mata foi no dia 13 de agosto de 2008, quando fez sua primeira partida oficial como técnico do Barcelona, dando ali, início a uma trajetória maravilhosa que passou por Bayern de Munique até chegar ao Manchester City – seu atual time.

Durante esses 10 anos de carreira como treinador, Pep Guardiola permaneceu apenas um ano sem comandar uma equipe de futebol – isso por opção própria. Com 24 títulos conquistados em sua carreira até aqui, Guardiola mostra a sua supremacia de conquistas sobre os demais treinadores de ponta do competitivo futebol europeu.

Logo em sua primeira partida oficial a frente do Barcelona, o técnico catalão apresentou o seu cartão de visitas, em uma goleada por 4 a 0 sobre o Wisla Cracóvia, no Camp Nou, pela fase preliminar da Champions League, em 2008. Com 37 anos na época, o ex-jogador do clube vinha realizando um ótimo trabalho pelo Barcelona B, sendo assim, promovido para substituir o holandês Frank Rijkaard no time principal.

Antes mesmo dos 4 a 0 pela fase preliminar da Champions League, o Barcelona dirigido por Guardiola já havia dado amostras de que algo novo estava surgindo ali – em amistosos de pré-temporada – com vitórias incontestáveis. Em quatro anos a frente do time espanhol, Guardiola ganhou 12 dos 14 títulos disputados – incluindo aí duas Champions League e dois Mundiais de Clubes.

Pep Guardiola na época em que treinou o Barcelona de Lionel Messi.Pep Guardiola na época em que treinou o Barcelona de Lionel Messi.

Com Messi a frente da equipe, o técnico catalão apresentou ao mundo o famoso “Tiki-Taka” – jogo esse baseado no controle de bola e domínio absoluto das partidas, com incansáveis trocas de passes, até o momento certo de atacar.

Um dos admiradores do trabalho de Pep Guardiola, o ex-treinador Carlos Alberto Parreira, diz que todos queriam imitar o Barcelona.

“Todos no futebol queriam imitar, copiar o futebol apresentado pelo Barcelona com aquele toque de bola”, observa o treinador “tetra campeão” pela seleção brasileira.

Após encantar o mundo com sua maneira de dirigir uma equipe, Guardiola após sair do Barcelona – na temporada 2012-2013 – ficou um ano parado, voltando na temporada seguinte, onde comandou o Bayern de Munique e conquistou três edições da Bundesliga, duas Copas da Alemanha, uma Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes de 2013 – sem mesmo ter conquistado a Champions League – título esse desejado pelo clube e pelo próprio treinador.

Na temporada 2016/2017 veio o seu primeiro revés – agora treinando a sua atual equipe (o Manchester City). Na temporada mencionada, Guardiola passou pela primeira vez em branco, ou seja, sem vencer um título se quer. Porém, tudo mudou no ano seguinte, onde ele juntamente com sua equipe conquistaram a Copa da Liga Inglesa e a Premier League (o campeonato inglês), com 100 pontos marcados no final da competição – feito histórico para o clube.

Comentários