FIFA quer um Mundial de Clubes com 24 times e a cada quatro anos

Novo modelo deverá substituir a Copa das Confederações.

Por
Compartilhe

Novas idéias passarão a ser discutidas com mais ênfase a partir de agora pela FIFA em relação ao Mundial de Clubes, torneio esse que deve substituir a Copa das Nações. Para a FIFA, o Mundial de Clubes deve ocorrer a cada quatro anos, com 24 participantes.

A Taça mais cobiçada do Mundo.
Troféu do Mundial de Clubes.

Já debatida pela Comissão de Desenvolvimento do Futebol na última semana, na sede da “entidade máxima do futebol”, em Zurique, na Suiça, a ideia agora será levada adiante, com discussões em outras entidades futebolísticas, sendo que na próxima semana a nova “fórmula” do Mundial de Clubes deverá ser debatida em Bogotá, na Colômbia, aonde a FIFA irá se reunir com seu Conselho.

Vale ressaltar que ainda o martelo sobre a nova fórmula de disputa não foi dada como certa, é apenas uma ideia a ser muito bem estudada, até porque as “federações de futebol da Europa” são totalmente contra a esse novo modelo de disputa apresentado pela FIFA. Já as “federações Sul-Americanas e Africanas”, são totalmente favoráveis.

Entretanto, vários formatos de disputa do Mundial de Clubes foram debatidos, mas nenhum de forma aprofundada. Com o novo modelo apresentado pela FIFA, a entidade tenta resolver dois problemas internos, visto que os dois torneios em suas formas atuais (Mundial de Clubes e Copa das Confederações) são muito criticados internamente, ou seja, a FIFA terá muito trabalho pela frente para achar uma solução para agradar a todos.

Comentários