Pode isso? Entenda a provável punição que Gabigol pode sofrer após fala polêmica

Bastante criticado pela torcida do Flamengo nos últimos dias, Gabigol pode ter que lidar com um grande problema nos próximos anos. Após a partida diante do Olimpia, em que a equipe carioca foi eliminada, o atacante deu a entender de que o juiz da partida “roubou o Flamengo”. A fala não pegou nada bem e a Conmebol estuda entrar com um pedido para punir o jogador.

Entretanto, chama a atenção o artigo em que a “suposta” infração ocorreu. A entidade o artigo 19 do Código Disciplinar, que trata de manipulação de partidas ou competições, o que não tem uma punição em específico para este tipo de caso. Para entender melhor sobre este assunto, o Minha Torcida entrevistou Leonardo Moreira, advogado especializado em direito esportivo.

A Conmebol pode punir Gabigol?

Segundo Moreira, mesmo não tendo a infração relacionada ao código disciplinar da entidade, existe, sim, a possibilidade de Gabigol ser punido. O jogador do Flamengo entra por conduta antidesportiva, por dar a entender que algum ou algumas instituições, ou pessoas se organizaram para prejudicar outra.

“Ele pode vir a ser punido. Na verdade eles podem entender como uma conduta antidesportiva. Porque ele estaria, digamos assim, colocando a Conmebol em conluio com outras entidades para prejudicar o Flamengo. Pode não ter este enquadramento direto, na questão de falar determinada coisa, mas não deixa de ser punido como uma atitude antidesportiva. Existe na própria Conmebol uma comissão de apelação, entretanto nem toda decisão é recorrível. Se ele for suspenso por menos de três partidas, ela pode ser recorrível, acima disto cabe recurso, mas depende de alguns critérios que foram citados na decisão”, afirmou Moreira.

Apesar da informação de que Gabigol foi denunciado por dar a entender que o jogo foi roubado, ainda não se tem informações sobre a punição que o atacante do Flamengo irá sofrer. Como o clube não está mais na competição, ele irá cumprir no próximo ano.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.