Fortaleza garante a última vaga para a Libertadores 2023

Neste domingo (13), o Fortaleza foi a Vila Belmiro enfrentar o Santos precisando da vitória para garantir uma possível Libertadores em 2023.

Além de ter que vencer o Alvinegro Praiano, ainda precisava que o América Mineiro e Botafogo não vencessem seus confrontosSendo assim, o futuro do Leão foi definido apenas no apito final da partida do Coelho.

América-MG deixa escapar Libertadores

A situação do América Mineiro dependia apenas dele para garantir a vaga para o torneio continental. Contudo, ficou apenas no empate por 1 x 1 com o Atlético Goianiense, mesmo os visitantes terem jogado com um jogador a menos no segundo tempo.

Com a partida na Vila Belmiro já encerrada, os olhos do Fortaleza estavam no duelo que acontecia no Estádio Raimundo Sampaio. Nos acréscimos, Germán Conti consegue inverter o placar para o Coelho, resultado que tirava o Leão da Pré-Libertadores. Mas na sequência, o VAR anula o gol por um toque de mão do jogador mineiro.

Fortaleza vence por 2 x 0 fora de casa

Ciente que precisava da vitória, o Fortaleza foi para o tudo ou nada na partida contra o Santos. Peixe apenas cumpria tabela, já que não tinha chances de ir para a Libertadores e já estava garantido na Copa Sul-Americana.

Dessa forma, tudo favoreceu para o leão.O América ficou apenas no empate com o Atlético-GO e o Botafogo perdeu para o Athletico Paranaense que também disputava vaga para a Libertadores.

Por fim, o time que ficaria com a última vaga para a competição continental foi confirmada apenas com o apito final do duelo de América-MG x Atlético-GO. Como o Coelho apenas empatou, o Fortaleza irá para a Libertadores 2023.

Vale lembrar que nesta temporada o clube disputou a primeira Libertadores, mas não passou das oitavas de final, perdendo para os Estudiantes com o placar agregado de 4 x 1. Dessa forma, em 2023, será a segunda vez que o Fortaleza estará no torneio.

https://twitter.com/geral/libertadoresBR/status/1591903214131367940?s=20&t=wluAARyoKgC3BzKxzXnrEw

Fortaleza na Série A pela quinta vez consecutiva

Quem viu o final de temporada do Leão não imagina que terminou o primeiro turno do Brasileirão como lanterna do campeonato. No entanto, no returno o Fortaleza reagiu e conseguiu fazer uma sequência incrível de vitórias, onde o tirou do Z-4 e subiu para a primeira parte da tabela.

Dessa forma, segundo o ge, o Fortaleza ‘é o primeiro lanterna do 1º turno da história da Série A na era dos pontos corridos que não foi rebaixado'. Em suma, o time fecha a sua campanha no Campeonato Brasileiro na 8ª posição com 55 pontos.

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.