Acontece neste sábado a grande novidade da Fórmula 1 no GP da Inglaterra: O Sprint Race, algo inédito na categoria. a "mini-corrida" formará o grid para o GP de domingo e de quebra, dá pontos para o campeonato.

O Sprint inaugural terá uma corrida de 100 km sem pit stop na tarde de sábado em Silverstone. A 'corrida/treino' terá 17 voltas neste sábado. Nos treinos livres de sexta, Hamilton foi o mais rápido superando a Red Bull de Max Verstappen por apenas 0,075s e larga na frente no Sprint Race.

Hamilton estava visivelmente emocionado após ter sido o mais rápido na qualificação pela primeira vez desde o Grande Prêmio da Espanha em maio. Mas com a pole para a corrida de domingo decidida pelo resultado da F1 Sprint , Hamilton revelou que fará de tudo para levar o primeiro "Sprint Race" da história da F1.

F1: O que é Sprint Race?

A F1 inaugurará um novo formato de treino em Silverstone, com uma espécie de mini-corrida para definir o grid do GP de domingo.

O F1 Sprint inaugural ocorre às 16h30, horário local, 12h30 horário de Brasília. Veja como será:

  • O F1 Sprint será uma corrida de 100km (no caso de Silverstone, 17 voltas) e durará cerca de 25 a 30 minutos.
  • Pontos no campeonato serão atribuídos aos três primeiros colocados no treino: 3 para o vencedor, 2 para o 2º e um ponto para o terceiro. Não haverá pódio.
  • A ordem de chegada da corrida definirá o grid para a corrida de domingo - o Grande Prêmio, onde o formato tradicional permanece inalterado.
  • Apenas pneus macios serão permitidos no treino. Mas no domingo as equipes e os pilotos estarão livres para começar a corrida de domingo em qualquer composto.
  • O formato teste deve aparecer ainda em outras 2 corridas da temporada, Monza sendo uma delas.

Lembrando que esse será o 58º GP a ser realizado no circuito de Silverstone, nos mais 5.891 metros de extensão e 18 curvas. A prova em questão terá 52 voltas, onde o recorde da mesma pertence a Max Verstappen, piloto da RBR, que na temporada passada marcou o tempo de 1m27s097.

Gp de Silverstone - Programação e Horário

Sábado - 17 de julho

  • 08h - Treino Livre 2 - BandSports
  • 12h30 - Sprint Race - Bandeirantes e BandSports

Domingo - 18 de julho

  • 11h - Corrida - Bandeirantes
  • 21h - VT da Corrida - BandSports