Youssouf Fofana: de entregador de pizza à finalista de uma Copa do Mundo

Sem dúvidas a Copa do Mundo é um torneio mágico que reúne histórias de consagrações e de superações ao mesmo tempo. Para o volante francês, Youssouf Fofana isso estava muito longe de ser alcançado. Confira a trilha do jovem atleta que saiu de uma pizzaria interiorana na França para disputar uma final de Mundial de seleções, em Doha, no Catar.

Fofana disputará uma final de Copa do Mundo, após ser entregador de pizza

Hoje com 23 anos, Fofana começou no futebol Clairefontaine, um centro poliesportivo localizado na cidade interiorana da França de Clairefontaine-en-Yvelines, em 2014. Contudo, naquele mesmo ano deixou precocemente a escolinha com a certeza de que receberia a oferta para as categorias de base de algum clube. Mas isso não aconteceu.

Sendo jovem, ele também precisava conciliar os estudos com o futebol amador, aonde jogou até os 17 anos e trabalhou como entregador de pizzas para ajudar a família financeiramente.

Um pouco antes de se formar na escola, Fofana revela que pensou em largar o futebol para focar nos estudos. Mas, foi aí que apareceu a oportunidade de ouro em um estágio no Strasbourg. No clube, o volante assinou seu primeiro contrato profissional. Foram 40 jogos no time principal e assim chamou a atenção do gigante Mônaco, o seu atual time, desde 2020.

A sua primeira convocação para a Seleção Principal da França acabou sendo feita em setembro de 2022, a pouco menos de dois meses do Mundial. Com as lesões de  Kanté e Pogba, o jovem ganhou mais espaço e no domingo (18), pode se tornar campeão mundial.

Fofana disputou cinco partidas no mundial, não sendo utilizado apenas nas quartas de final, contra a Inglaterra. Na semifinal, entrou no lugar de Adrien Rabiot que saiu machucado e foi muito elogiado.

“É uma pena que Adrien não esteja aqui para comemorar, espero que ele esteja lá no domingo. Não foi fácil substituí-lo, é difícil chegar ao nível que ele está desde o início da competição. Trabalhamos juntos e deu certo para nós. A vida é boa… 24 horas, digamos! Por enquanto, não sei que vou jogar uma final”, disse Fofana emocionado com a classificação.

A final da Copa do Mundo 2022, realizada no Catar será feita entre França x Argentina, no Lusail Stadium, às 12h (horário de Brasília).

Foto Destaque: Divulgação / FFF

Bruno GabrielBruno Gabriel

Olá, meu nome é Bruno Gabriel, tenho 22 anos e estudo Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Pretendo seguir na área de esportes, é um sonho desde criança. Espero alcançar os maiores eventos esportivos com muita criatividade e bom humor.