Flamengo de Dorival já ultrapassou Jorge Jesus?

Quando se fala de treinadores que tiveram um grande sucesso nesses últimos anos no Brasil, impossível não comentar no nome de Jorge Jesus. O técnico português encantou à todos e ficou eternizado pela torcida do Flamengo, isso tudo em apenas uma temporada. Com isso, era normal que após a sua saída sempre que entrasse um novo técnico na equipe, a pergunta era: Esse é o novo Jorge Jesus?

De antemão, entre seus grandes feitos no time carioca, a conquista da Libertadores em 2019 foi, sem dúvidas, a mais marcante. Os torcedores estavam há 38 anos sem lembrar como era chegar na final da competição.

Além disso, conquistou também o Brasileirão (no mesmo ano), e em 2020, a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e o Carioca.

Entretanto, alguns técnicos passaram pelo comando da equipe nesse ínterim, mas nenhum teve o mesmo brilho que o Mister. E sempre acabavam ficando na sombra do próprio.

Agora, o Flamengo se garantiu para a sua 2ª final  de Libertadores consecutiva após vencer o Vélez Sársfiled por 6 x 1 no agregado. Ainda assim, também está a um passo da final da Copa do Brasil e é o vice colocado no Campeonato Brasileiro.

Em suma, é evidente que começariam os debates comparando o trabalho que Dorival está fazendo com o feito por Jorge Jesus.

Decerto, o JJ (como é carinhosamente chamado) trouxe mais tradição para o time Rubro-Negro em solo internacional, que havia chegado em sua primeira final em 1981. Dessa maneira, colocou a equipe em outra prateleira na Libertadores, impondo um grande respeito.

Com isso, se hoje o clube é tão imponente e passou a ter tradição na competição, foi muito por conta deste homem. Porque antes, havia uma dependência muito grande da Era Zico, quando se falava de história, sempre se remetiam à esse período.

E agora, isso mudou, essa nova geração de flamenguistas passou a acompanhar um Flamengo que está constantemente disputando por algum troféu.

Tanto que, depois de Jorge Jesus, outros elencos brasileiros começaram a trazer treinadores estrangeiros para o comando (em sua maioria portugueses).

Porém, ainda não dá para dizer que o Dorival já ultrapassou-o, já que o treinador brasileiro ainda não conseguiu nenhum título pelo clube. Então, será mostrado alguns dados para comparação entre eles.

Jorge Jesus x Dorival no Flamengo

Jorge Jesus

O técnico português conseguiu 43 vitórias, dez empates e apenas quatro derrotas, fazendo a maior sequência invicta de um time dentro do Brasileirão de pontos corridos, em uma única edição. Também quebrou a marca do próprio clube, atingindo a sua maior sequência de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, foram 17 jogos.

O Rubro-Negro também foi o 1º time a conquistar o Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano, desde 1963.

Dorival

Até agora foram 26 jogos, com 19 vitórias, três empates e apenas quatro derrotas também, além da equipe ter marcado 54 gols. Com uma invencibilidade de 17 partidas. Entretanto, no Campeonato Brasileiro, soma nove jogos seguidos sem ser derrotado.

Por fim, Dorival Jr. ainda pode ultrapassá-lo, já que ainda não acabou a temporada e ainda tem chance de levantar a Tríplice Coroa. Sem contar que, o treinador pode ficar mais de um ano no comando e conquistar mais coisas.

Foto destaque: Sportbuzz/ Minha Torcida

Miguel LussacMiguel Lussac

Aos poucos eu fui me identificando com o jornalismo. Confesso que no começo eu não gostava, mas agora, me sinto cada vez mais apaixonando pelos esportes. Quero transformar a minha paixão em minha profissão. Comecei escrevendo no jornal da minha cidade (o Entrerrios jornal) e agora, faço estágio na área de comunicação da Prefeitura. Espero crescer e aprender muito aqui no site!