Flamengo anuncia oficialmente seu novo treinador para 2023

O Flamengo anunciou na noite desta sexta-feira (14), a contratação de Jorge Sampaoli, para ser o substituto de Vitor Pereira como novo treinador da equipe. O contrato do agora comandante do clube carioca é válido até dezembro de 2024. O clube tem pela frente as disputas da Série A, Copa do Brasil e Libertadores, as duas últimas o time vem de resultados negativos diante de Maringá e Aucas, respectivamente.

O treinador ganhou força no clube carioca nos últimos dias e corria por fora na disputa pelo cargo. Algumas casas de apostas inclusive tratavam Jorge Jesus como favorito para assumir o cargo, com Jorge Sampaoli como “azarão“. Porém, nas últimas horas algumas informações dava conta que Jorge Jesus pediu um alto salário e queria ir para o clube carioca após o final do seu contrato com o time turco, o que se tornou inviável para a diretoria do Flamengo.

Além disto, outro fator que pesou para os avanços na contratação de Jorge Sampaoli foi o fraco desempenho no jogo diante do Maringá e na derrota por 2 x 0 diante da equipe paranaense na terceira fase da competição. Surgiu nas redes sociais, inclusive, um boato de que Filipe Luis iria se aposentar dos gramados e assumir o clube. Visto que em algumas oportunidades se mostrou favorável a ideia de comandar um clube futuramente.

Sampaoli e Flamengo já iniciavam uma relação de aproximação muito forte nos últimos anos e o comandante já demonstrou, em diversas oportunidades, a vontade de comandar a equipe carioca. O treinador inclusive teria recusado avançar nas negociações com o futebol inglês, para dar prioridade nas conversas com a equipe rubro-negra.

A torcida do clube se mostrou dividida com a contratação do treinador argentino para comandar a equipe. No Brasil, Jorge Sampaoli teve bons trabalhos em Santos e Atlético Mineiro, sempre demonstrando um perfil de liderança e de explosão na condução das equipes, algo bem-visto por alguns torcedores. Porém, um fator negativo é que o comandante vem de trabalhos em que não conseguiu desempenhar um bom papel, como no Olympique, quando treinou Gérson, atualmente no Flamengo.

No seu último clube, Sampaoli deixou a equipe do Sevilla próximo da zona de rebaixamento da La Liga e treinou a equipe em uma da piores fases técnicas e táticas da história do clube espanhol. Na França, inclusive, ficou conhecido, assim como no Brasil, por pedir reforços e provocar uma mudança nos elencos, algo que provavelmente irá acontecer no Flamengo. Outro jogador que irá reencontrar o treinador é Marinho, que foi jogador do Santos na época que Sampaoli dirigia o Peixe.

O novo comandante já é esperado neste sábado (15), no Rio de Janeiro, para conhecer a estrutura do clube carioca e conversar, junto com o seu representante, com a direção do Flamengo. Além disso, já irá começar a definir o planejamento para o restante da temporada e ter uma breve conversa com o elenco. O clube, que após a derrota para o Maringá, por 2 x 0, irá enfrentar o Coritiba no início do Brasileirão, neste domingo (16), às 16h (horário de Brasília).

Confira a nota divulgada pelo Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo comunica que assinou acordo com o técnico Jorge Sampaoli para dirigir o elenco de futebol profissional até 31 de dezembro de 2024.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]