Neste sábado (26), o Flamengo acertou a primeira contratação para a temporada 2023 do futebol brasileiro. A equipe carioca chegou a um acordo e terá um novo comandante no próximo ano.
A diretoria do Flamengo acertou os últimos detalhes para fechar com um novo técnico. Além disso, nesse sábado (26), oficializou a saída de Dorival Júnior, que utilizou as redes sociais para se pronunciar e despedir dos torcedores.
Flamengo anuncia novo técnico
Na noite da última sexta-feira (25), alguns veículos de imprensa divulgaram com exclusividade que Dorival Júnior não iria permanecer no Flamengo, renovando o seu contrato com o clube carioca. Agora, após quase dez dias de negociações, acertou com um novo comandante.
O atual campeão da Libertadores chegou a um acordo com Vítor Pereira, que comandou o Corinthians em 2022. Segundo informações do jornalista André Hernan no site UOL, o contrato do técnico português é válido por duas temporadas, até dezembro de 2024. Além disso, informações de Samir Carvalho apontam que o contrato é de 5 milhões de euros por temporada.
De acordo com a publicação de André Hernan, a diretoria do Flamengo vem negociando com Vítor Pereira nos últimos dez dias, mas se intensificou nas últimas horas.
O nome do português agradou os dirigentes do clube carioca, visto que fez um bom trabalho no comando do Corinthians. A saber, chegou a final da Copa do Brasil 2022, perdendo justamente para o Rubro Negro. Além disso, o Timão terminou em 4º lugar do Brasileirão Série A 2022, garantindo a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2023.
Outro fator importante é a questão de adaptação. Em uma temporada no Brasil, Vítor Pereira se adaptou ao calendário do futebol sul-americano, com muitas partidas e viagens em curto período de tempo. Aliás, a adaptação é um problema enfrentado por técnicos estrangeiro no país.
O treinador de 54 anos irá assumir a 11ª equipe na carreira, sendo o segundo no Brasil. Em fevereiro de 2022, foi anunciado pelo Corinthians em contrato válido por uma temporada.
A diretoria do Timão negociou uma renovação de contrato, além dos pedidos da torcida. No entanto, alegou publicamente que precisava retornar para Portugal e cuidar de um problema com a sogra.
Dorival Júnior se despede do Flamengo
Em junho de 2022, o Flamengo anunciou a contratação de Dorival Júnior para o restante da temporada. A equipe buscava uma recuperação, após o trabalho de Paulo Sousa, que não agradou a diretoria e os torcedores.
No período, Dorival comandou o Rubro Negro para o título da Copa do Brasil e Libertadores, além do 5º lugar no Brasileirão Série A.
O técnico e a diretoria se aproximaram de uma renovação. No entanto, após a informação da negociação com Vítor Pereira, Dorival recuou.
Nas redes sociais, ele agradece os jogadores e, principalmente, os torcedores pelo apoio nas campanhas vitoriosas. Além disso, ele afirma que gostaria de permanecer, mas a diretoria optou pela troca no comando.
Discurso maneiro demais de Dorival Júnior na saída do Flamengo (parte 1) pic.twitter.com/J7Exc7fLDx
— Venê Casagrande (@venecasagrande) November 26, 2022