Fla-Flu: Quem leva a melhor nos clássicos?

Nesta quarta-feira (8), acontece o Fla-Flu de número 372, pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Carioca. O duelo não vale apenas três pontos na tabela, vale também o título da Taça Guanabara, concedido a quem terminar na 1ª colocação após os 12 jogos que definem os quatro classificados às semifinais do estadual. Mas afinal, quem leva vantagem nesse que é um dos maiores clássicos do Brasil?

Flamengo e Fluminense se enfrentaram 371 vezes na história e a vantagem é do lado rubro-negro do clássico, com 135 vitórias, enquanto o Tricolor das Laranjeiras tem 117 triunfos, além de mais 119 empates que complementam o histórico do Fla-Flu. Ao todo, a rede balançou 1011 vezes pelos dois clubes, com 528 para o Mengão e 483 para o Flu, a média é de 2,72 gols por jogo até o momento.

A ‘freguesia' também tem destaque no Fla-Flu. O Flamengo com a maior série invicta do clássico, com nove jogos em sequência entre 13 de outubro de 2016 e 1º de novembro de 2017. Já o Fluminense tem oito jogos em seu maior número de partidas sem perder para o rival, que aconteceu de 23 de maio de 2004 a 28 de maio de 2006. A maior sequência de vitórias do Urubu foi de seis, aconteceu entre 1967 e 1968, enquanto o Flu venceu cinco seguidas entre 1929 e 1931.

O maior artilheiro do Fla-Flu é também o maior ídolo da história do Flamengo, Zico, que marcou 19 vezes nos clássicos. Pelo lado do Fluminense, Hércules é o maior artilheiro dos confrontos, com 14 gols, ocupando a 3ª posição no ranking de artilheiros, atrás de Pirillo do Fla, com 18.

Fla-Flu no Carioca

Olhando para o estadual, onde aconteceram a maioria dos jogos entre Flamengo e Fluminense, a vantagem também é do Rubro-negro com 95 triunfos sobre o rival, já o Flu tem 81 vitórias, 87 empates completam os 263 jogos pelo Campeonato Carioca. Nos títulos, a diferença é de apenas cinco, são 32 para o Tricolor e 37 para o Fla. O Fla-Flu de quarta-feira (8) vale a Taça Guanabara, nessa competição, o clube da Gávea tem 23 títulos, já o Fluzão levou apenas 12 vezes o troféu para casa.

Na quarta-feira (8) está marcado mais um Fla-Flu para a história do clássico, mais um valendo título, mais uma chance do Fluminense diminuir a diferença de vitórias, mais um para o Flamengo aumentar a vantagem de triunfos. A partir das 21h10 (horário de Brasília) começa mais uma história a ser contada, de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]