Torcedores de volta aos estádios no Brasil! Calma, isso não será regra geral, mas sim válido para o estádio do Maranhão, onde a federação estadual de futebol permitirá o retorno dos torcedores aos estádios de futebol pela primeira vez desde o início da pandemia, em 2020.

Isso ocorrerá na grande decisão do Campeonato Maranhense, entre Sampaio Corrêa e Moto Club, neste próximo domingo - dia 16 de maio. O Estádio do Castelão receberá 15% de sua capacidade total, o que permitirá a presença de cerca de 6 mil espectadores.

Testes de COVID-19 negativados

No entanto, para poder acompanhar a grande final do estadual, os torcedores que quiserem assistir a essa partida ao vivo, terão que ter sido vacinados contra a COVID-19 ou apresentar teste sorológico ou PCR negativado para o novo Coronavírus com o prazo máximo de 48 horas antes de cada partida.

Esse muito provavelmente deverá ser o primeiro evento esportivo com público pagante desde o início da pandemia em nosso país. Vale lembrar que o jogo da final da Libertadores de 2020, que fora realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença de 10% da capacidade do público no Maracanã; só que aqui não houveram vendas de ingressos.

Decisão tomada entre as autoridades

A decisão de permitir a presença dos torcedores na final do Campeonato Maranhense foi tomada em conjunto entre a Secretaria de Saúde do Maranhão, Secretaria de Esportes e dirigentes dos dois clubes envolvidos nesta decisão; e claro, com a participação da Federação Maranhense de Futebol.

Protocolo a ser seguido

As medidas necessárias no estádio nos dias dos jogos ainda não foram reveladas pelas autoridades competentes; ao que se sabe até o momento, é de que os torcedores presentes terão que estar usando máscara e manter distanciamento de pelo menos duas cadeiras entre eles.