FERJ mantém punição em regulamento do Campeonato Carioca 2023

A temporada ainda não começou, mas o regulamento do Campeonato Carioca 2023 não agradou os clubes. A FERJ manteve uma punição as equipes, mesmo após a negociação e o pedido para a flexibilização das regras da competição.

Campeonato Carioca mantém punição

As equipes encerraram recentemente a temporada 2022 do futebol brasileiro, mas já iniciaram os trabalhos para o ano de 2023. No entanto, algumas decisões da FERJ para o Campeonato Carioca 2023 não agradou a diretoria de alguns clubes.

O regulamento da competição informa que as equipes precisam utilizar o elenco considerado principal a partir da 3ª rodada da Taça Guanabara. Os clubes poderão utilizar equipes alternativas, mas justificando o motivo.

Caso não cumpram o regulamento, os clubes serão punidos com a perda do valor da cota de TV. No entanto, ainda não há uma definição sobre quais emissoras de canal fechado, aberto, pay-per-view ou streaming irão transmitir a competição.

O Artigo 50 do regulamento do Campeonato Carioca 2023 diz: A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão de contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva”.

Botafogo entrou com um pedido a FERJ para a utilização de um ‘time B' no Campeonato Carioca. O clube pretende fazer uma pré-temporada nos Estados Unidos em janeiro, iniciando a preparação para buscar um título, como a Sul-Americana 2023.

Flamengo também busca utilizar uma equipe alternativa na competição, visto que a equipe irá disputar o Mundial de Clubes no início da temporada 2023.

Contudo, a FERJ negou os pedidos e manteve o regulamento que prevê a punição aos clubes que não utilizaram o elenco principal a partir da 3ª rodada.

Dessa forma, os treinadores não poderão utilizar uma equipe formada por jogadores das categorias de base ou atletas com poucos minutos em campo, buscando poupar algumas peças importantes para outras competições.

Problemas no regulamento do Campeonato Carioca

No último dia 11 de novembro, a FERJ divulgou o regulamento do Campeonato Carioca 2023, que mantém o formado das últimas duas temporadas.

A 1ª rodada da competição está prevista para os dia 14 e 15 de janeiro de 2023. O primeiro clássico está marcado para a 3ª rodada, quando o Vasco da Gama recebe o Botafogo. Além disso, o ‘FlaFlu' será na última rodada da Taça Guanabara.

O diretor do FlamengoCacau Cotta, discordou do calendário da equipe, que terá clássicos nas três últimas rodadas. “O Flamengo é o único dos grandes que vai jogar três clássicos seguidos”, disse o diretor.

Por fim, a dupla ‘FlaFlu” discorda do sistema de venda de direitos de transmissão proposto pela FERJ, com duas empresas na negociação. Além disso, os clubes são contra a premiação de R$8 milhões ao campeão, enquanto o vice garante apenas R$1 milhão. Assim, as duas diretorias estudam entrar na justiça contra a federação.

Gabriel LemesGabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.