Fala de Mbappé entra em prova na final da Copa do Mundo

A final da Copa do Mundo entre Argentina e França será um teste para a famosa e polêmica declaração de Mbappé. No início do ano, o francês disse que o futebol sul-americano é inferior ao europeu.

A vantagem que nós temos aqui é que sempre jogamos partidas de alto nível. Temos a Nations League, por exemplo. Quando a gente chega na Copa do Mundo estamos prontos.A Argentina e o Brasil não jogam partidas de muito nível antes da Copa do Mundo. Na América do Sul, o futebol não é tão avançado quanto na Europa.Por isso que quando você olha para as últimas Copas, sempre são os europeus que ganham – declarou Mbappé na época.

Contudo, agora o atacante do Paris Saint-Germain terá que provar que suas palavras estão certas e vencer a Argentina de Lionel Messi. 

Albiceleste foi a equipe que mais cresceu na competição e agora disputa sua sexta final na busca pelo seu tricampeonato da Copa do Mundo. A equipe já venceu em 1978 e 1986.

Enquanto Mbappé vai atrás de seu bicampeonato, Messi tenta sua primeira Copa na carreira, após perder a chance em 2014 diante da Alemanha.

Campeões europeus nas últimas quatro edições

O último campeão sul-americano de Copa do Mundo foi em 2002 com a seleção brasileira levantando sua quinta taça do torneio.

Depois disso, apenas seleções europeias conquistaram o Mundial. Em 2006, a Itália levou seu tetracampeonato e em 2010, os espanhóis se tornaram campeões pela primeira vez. Já na Copa do Brasil, a seleção alemã também se tornará quatro vezes campeões da competição. E em 2018, a França garantiu seu segundo título de Copa.

Apesar das seleções sul-americanas terem uma média de 3,0 títulos por equipe, apenas o Brasil e Argentina que monopolizam o futebol sul-americano nos últimos anos.

São dois títulos para os argentinos e uruguaios e cinco para a seleção canarinho. Já na Europa, são cinco seleções diferentes que já conquistaram o maior campeonato de futebol do mundo. A Itália e Alemanha com quatro, França com dois e Espanha e Inglaterra com um título cada.

Retrospecto Argentina x França

Em três oportunidades, Argentina e França se encontraram em Copas. Na primeira edição, em 1930, os argentinos venceram de 1 x 0 na fase de grupos. Naquele ano a Albiceleste chegou na final, mas perdeu para o Uruguai por 4 x 2.

Depois só em 1978 que as equipes se enfrentaram novamente, também pela primeira fase da competição. E mais uma vez, vitória para os sul-americanos por 2 x 1. Além disso, foi o ano que a seleção da Argentina conquistou o primeiro título do torneio.

Diferente dos dois primeiros confrontos com vitória sul-americana, a França foi o algoz da equipe argentina em 2018. Nas oitavas de final os Les Bleus, venceram de 4 x 3 e eliminaram os hermanos da competição. Os franceses conquistaram a Copa do Mundo da Rússia e se tornaram bicampeões da competição.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]