Ex-jogador do São Paulo destaca jejum do Brasil no Mundial de Clubes da FIFA

Nesta última terça-feira (7), o Flamengo se despediu do Mundial de Clubes da FIFA logo na partida de estreia. A equipe perdeu para o Al Hilal por 3 x 2, em um duelo que não agradou os torcedores e especialistas de futebol. Mas essa não foi a primeira vez que um clube brasileiro sai do torneio logo no primeiro duelo.

Último clube brasileiro a ganhar o Mundial de Clubes

O último clube brasileiro a ganhar um Mundial de Clubes, é o Corinthians em 2012, contra o Chelsea, da Inglaterra. A equipe conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores e se classificou para o torneio daquele ano, onde também levantou a taça após derrotar os Blues de Londres por 1 x 0. Dessa forma, nenhuma outra equipe brasileira, venceu a competição depois do Timão.

Nesse sentido, Rivaldo, que já jogou pelo Coringão, analisou os fatores que faz com que outro time brasileiro não tenha ganhado o Mundial de Clubes da FIFA, após 2012. O ex-jogador citou um dos motivos que deixa os clubes brasileiros menos competitivos com a saída dos melhores jogadores do futebol brasileiro para defender equipes da Europa.

“Hoje, os melhores clubes europeus são seleções mundiais com os melhores jogadores de cada país, incluindo do Brasil, e isso os fortalece e fragiliza o futebol brasileiro. Por essa razão, essa situação tende a se manter assim pois os melhores jogadores brasileiros saem cedo do país e isso dificulta a competitividade de nossos times contra as grandes estrelas mundiais que estão pelo mundo afora”, afirmou Rivaldo à Betfair.
Ex-jogador do São Paulo destaca jejum do Brasil no Mundial de Clubes da FIFA
Corinthians campeão do Mundial de Clubes da FIFA de 2012 – Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Clubes brasileiros que tiveram o mesmo final do Flamengo no Mundial de Clubes

Vale lembrar que Internacional, Atlético Mineiro e Palmeiras também tiveram o mesmo destino de Flamengo, quando não conseguiram superar rivais de ligas menos expressivas que o Campeonato Brasileiro, nas semifinais das edições de 2010, 2013 e 2021.

Nos Emirados Árabes Unidos, em 2010, o Colorado não conseguiu avançar para a final após perder para o Mazembe, da República Democrática do Congo. Contudo, terminou a competição em terceiro lugar ao vencer do Seongnam, da Coreia do Sul, por 3 a 2.

Já o Galo em 2013, foram derrotados pelo Raja Casablanca, do Marrocos, por 3 x 1. Na época quem comandava a equipe era o Cuca, que buscou a terceira posição ao bater Guangzhou Evergrande por 3 a 2. Do mesmo modo, em 2021, o Palmeiras, viu seu sonho de ser campeão mundial acabar cedo naquela edição, quando perdeu por 1 x 0 do Tigres, do México.

Para a Betfair, Rivaldo destacou o jejum de mais de 10 anos dos times brasileiros que não conquistam um Mundial de Clubes. Para o ex-jogador do São Paulo, o futebol brasileiro perdeu a mesma potência que tinha na década de 90, quando brigava de igual para igual com os clubes estrangeiros.

“O futebol brasileiro não tem um campeão mundial há mais de 10 anos e parece estar perdendo alguma capacidade de brigar com clubes europeus e estrangeiros nas decisões, algo que não acontecia nos anos 80 e 90. Mas isso é algo normal se olharmos ao fato dos brasileiros nesses anos praticamente manterem seus melhores jogadores e os clubes europeus não contratarem tantos jogadores de fora.”
Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]