Com duas rodadas para o final da fase de grupos do Campeonato Gaúcho 2022, vários clubes da elite do estadual buscaram se reforçar para tentarem desbancar a dupla Gre-Nal, principalmente com a vinda de jogadores de fora do país.

Apesar de bem menos frequente do que nos gigantes da capital, não é impossível encontrar um jogador de fora do Brasil pelos clubes que disputam o Gauchão.

Em 2022, por exemplo, seis atletas estrangeiros estão inscritos em clubes do interior do Rio Grande do Sul; aqui incluindo o São José, que tem sede na Grande-Porto Alegre.

Esse número apresentado é o segundo maior nos últimos 10 anos, perdendo apenas para a temporada 2019, onde tínhamos 8 estrangeiros nos times do interior.

Nestas últimas nove edições do Gauchão, a média de jogadores estrangeiros defendendo os clubes do interior chegou a 2,8 por ano. No total foram contratados neste período 22 atletas diferentes entre os anos de 2013 a 2022.

A lista em destaque inclui jogadores que entraram em campo nas edições passadas do estadual e mais os seis inscritos neste ano - aqui não contabilizando os estrangeiros da dupla Gre-Nal.

Lembrando que o Juventude conta com dois jogadores de fora do Brasil. Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, São José e União Frederiquense completam a lista.

Confira os estrangeiros dos times do interior em 2022

Juventude

  • Isidoro Pitta - Paraguaio - atacante
  • Mauro Zárate - Argentino - atacante

Novo Hamburgo

  • Héctor Bustamente - Paraguaio - atacante

São José

  • Kevin Quejada - Colombiano - atacante

União Frederiquense

  • Jhon Martínez - Colombiano - atacante

Brasil de Pelotas

  • Enzo - Brasileiro/Uruguaio - goleiro