Equipes cariocas quebram tabu de mais de 40 anos no Brasileirão; confira

A abertura da primeira rodada do Brasileirão de 2023 contou com a presença dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. A última vez que isto aconteceu foi na edição de 2020. Na época, nenhum dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro conquistou uma vitória, sendo que apenas o Vasco empatou com o Palmeiras e conquistou um ponto, as demais equipes foram derrotadas nos duelos que disputaram. Naquele ano, após o final do campeonato, o Cruz-maltino e o Botafogo foram rebaixados para a segunda divisão.

Em 2023, porém, a situação foi diferente e todos os quatro grandes clubes do Estado venceram as suas partidas. Apesar do Brasileirão ser disputado desde 1971, é a primeira vez na história que os quatro grandes do Rio de Janeiro conquistam uma vitória na primeira rodada. Vale lembrar que cinco anos atrás, na 26ª rodada do Brasileirão daquele ano, os cariocas triunfaram diante dos seus rivais. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco bateram Vitória, Atlético Mineiro, Chapecoense e Bahia, respectivamente.

Na atual temporada, quem começou vencendo foi o Fluminense, após despachar, no sábado (15), o América Mineiro por 3 x 0. Ainda no mesmo dia, o Vasco venceu por 2 x 1 o Atlético Mineiro e o Botafogo venceu por 2 x 0 o São Paulo. No domingo, para fechar a rodada, o Flamengo aplicou 3 x 0 no Coritiba e afastou a crise, pelo menos por enquanto.

Após a primeira rodada, as equipes cariocas ocupam as primeiras posições, sendo que Fluminense e Flamengo são os líderes do torneio, com três gols de saldo.

Vitória dos cariocas na primeira rodada do Brasileirão

Outra situação que chama bastante a atenção é a última vez que cada equipe carioca conquistou uma vitória na primeira rodada do Brasileirão. O Flamengo é o mais recente desta lista e em 2021 tinha conquistado um resultado positivo, ao vencer por 1 x 0 o Palmeiras. Porém, o Fluminense e o Vasco estavam há mais tempo que o Flamengo sem saber o que era vencer na abertura do Campeonato Brasileiro. O tricolor tinha batido em 2017, o Santos, enquanto o cruz-maltino venceu pela última vez o Atlético Mineiro, em 2018.

Mas o maior jejum de vitórias em estreias do Brasileirão é a do Botafogo. O Glorioso, antes da vitória deste final de semana, tinha vencido pela última vez em 2012, que estava 11 anos sem saber o que era uma vitória na primeira rodada do Brasileirão. A curiosidade é que na época o clube venceu o São Paulo, assim como nesta rodada.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]