Em crise? Estatísticas apontam possibilidade crescente de rebaixamento do Chelsea, saiba mais

Nesta semana, surgiram rumores de que uma crise estaria tomando conta dos bastidores do Chelsea. Isto porque, após um mau início de temporada, os Blues seguem distantes do topo da tabela da Premier League.

Apesar do baixo rendimento em campo nesta temporada 2022/23 do futebol europeu; o proprietário da equipe londrina, Todd Boehly, mantém o comando do time nas mãos de Graham Potter. Isto contraria as expectativas de sua torcida, que já mostraram descontentamento com o atual treinador.

Chelsea teve pior início de temporada nos últimos 30 anos. Foto: Reprodução / Twitter @ChelseaFC
Chelsea teve pior início de temporada nos últimos 30 anos. Foto: Reprodução / Twitter @ChelseaFC

A era Graham Potter no Chelsea

Há quatro meses, o técnico Graham Potter deixava o comando do Brighton para assumir um dos gigantes do futebol inglês, o Chelsea. Com um elenco relativamente limitado, o treinador chegou à 9ª posição na temporada 2021/22 da Premier League.

Dessa forma, criou-se uma certa expectativa do potencial que o treinador poderia trazer para a equipe do Chelsea. Entretanto, o que os dados estatísticos demonstram é o pior início de temporada dos Blues neste século XXI.

Aliás, um dos ídolos da história do clube de Stamford Bridge, o ex-jogador Frank Leboeuf criticou duramente a liderança de Potter sobre o elenco dos Blues, após a eliminação da equipe em uma das copas disputadas na Inglaterra.

O duelo era entre City e Chelsea, no gramado do Etihad Stadium, pela 3ª fase da Copa da Inglaterra. O que se viu em campo foi um passeio do clube de Manchester. Assim, o City goleou por 4 x 0 o Chelsea, comandado por Potter.

Nas palavras do ex-defensor francês, falas contundentes sobre a má fase do Chelsea: “Sr. Potter, já chega, algo precisa ser mudado. Esse não é o clube que eu conheço. Você está muito longe de ser um campeão da Europa.”, disparou Leboeuf em transmissão da ESPN.

Leboeuf fez duras críticas ao técnico do Chelsea. Foto: Martin / L'Equipe
Leboeuf fez duras críticas ao técnico do Chelsea. Foto: Martin / L'Equipe

Os números do Chelsea na temporada 2022/23

Embora o seu predecessor, Thomas Tuchel, também tenha sofrido com maus resultados em suas primeiras partidas comandando os Blues; o elenco do clube londrino presencia seu pior início de temporada em 30 anos.

Assim, os dados não mentem: nos últimos 8 jogos, o Chelsea conseguiu vencer apenas uma vez. É o atual 11º colocado na tabela de classificação da Premier League, somando apenas 15 pontos em 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

Ou seja, neste momento os Blues somam menos pontos que equipes bem mais modestas; como Fullham, Brentford, Crystal Palace e Leicester. Aliás, o Chelsea tem apenas 4 pontos de vantagem para o Everton, ameaçado de cair.

Outro problema latente na equipe do Chelsea é o sistema ofensivo. Nesta temporada, o time marcou apenas 12 gols em 11 partidas; demonstrando uma grave deficiência nas finalizações de seu ataque.

Esperança: o Chelsea vai sair da crise?

Após a goleada sofrida em Manchester, o treinador da equipe londrina falou à imprensa sobre o fraco desempenho e o momento que vive o Chelsea nesta temporada. Dessa forma, Graham Potter afirmou que a equipe havia sofrido uma “derrota dolorida”.

O treinador dos Blues admitiu que a equipe não vive um bom momento; mas segue com o tom otimista, na expectativa de contornar a situação.

Por outro lado, os torcedores do Chelsea presentes no Etihad Stadium não perdoaram e gritaram a plenos pulmões o nome de Thomas Tuchel, antecessor de Potter no comando dos Blues.

Enquanto isso, o Chelsea volta a campo na próxima quinta-feira (12) pela Premier League. Os Blues visitam a equipe do Fullham às 17h (horário de Brasília), no gramado do Craven Cottage.

Foto destaque: Adrian Dennis / AFP

João JalesJoão Jales

Paraibano radicado no Rio, produz conteúdo sobre Esportes e Entretenimento. Narrador na Rádios Diário PB e Bicuda FM, comentarista na TV Cidade JP; e host do podcast Rifando a Bola.

[blocksy_breadcrumbs]