Seguindo com a política de valorização às categorias de base, o Grêmio acertou, na última sexta-feira (8), a renovação de contrato com o meia Hiago Santos, de 18 anos, até dezembro de 2025.

Atual integrante da categoria sub-20 do Tricolor Gaúcho, Hiago foi descoberto pelo Grêmio no segundo semestre de 2019, em um campeonato de base no Rio de Janeiro, quando o jovem ainda atuava pelo Boavista. Após o último compromisso do time na competição, os representantes do clube gaúcho ofertaram um contrato de formação, prontamente aceito pelo jogador.

Filho de Thiago "Marreta, lutador do UFC, Hiago é caracterizado por ser um jogador de boa visão de jogo e ótima técnica, atuando preferencialmente centralizado, na armação das jogadas. Na temporada passada, durante a disputa do Campeonato Brasileiro sub-20, Hiago chegou a ser recuado para atuar na segunda função da volância.

A partir da renovação de contrato, além de ampliar o vínculo com o Grêmio até o final de 2025, Hiago teve fixada uma multa rescisória de 60 milhões de euros para o mercado externo. A multa estabelecida para o mercado nacional ainda é mantida em sigilo pelas partes envolvidas na negociação que viabilizou a renovação contratual do atleta com o Tricolor Gaúcho.