DENVER NUGGETS CAMPEÃO! A trajetória do inédito título da franquia

Fundado em 1967 na cidade de Denver no Colorado, a franquia de basquete do Denver Nuggets tornou-se pela primeira vez em sua história campeã da temporada 2022/23 da NBA, a principal liga de basquete do mundo. Inicialmente fundada como Denver Larks em 1967, antes mesmo do inicio da primeira participação na competição viu seu nome mudar para Denver Rockets, contudo sete anos depois alterou novamente agora em definitivo para o nome que leva até hoje.

Nesta temporada, o Denver sobrou em toda a competição, seja ela na temporada regular ou nos playoffs da competição. Na fase regular a equipe terminou como líder da conferência oeste com 53 vitórias e 29 derrotas, Diante do seu torcedor na Ball Arena, os Nuggets entraram em quadra 41 vezes e venceu 34 vezes, perdendo apenas sete duelos. Por outro lado, como visitante foram 19 vitórias e 22 derrotas. Terminando assim como líder geral ade sua conferência.

PLAYOFFS

Minnesota Timberwolves (4 x 1)

Na segunda rodada dos playoffs, o Denver Nuggets enfrentou o Minnesota Timberwolves e conseguiu vencer e avançar para as semifinais da conferência ao fechar a série em 4 x 1. Foram três vitórias nos três primeiros jogos, contudo os Wolves venceram o quarto jogo que forçaram o quinto. No entanto, no quinto e último confronto, com um show de Nikola Jokic, que anotou um triplo-duplo (28 pontos, 12 assistências e 17 rebotes), o Denver fechou a série e garantiu presença na semifinal da competição.

DENVER NUGGETS CAMPEÃO! A trajetória do inédito título da franquia
Getty Images

Phoenix Suns (4 x 2)

Na semifinal do oeste, o Denver Nuggets teve pela frente o Phoenix Suns de Kevin Durant e teve um adversário no qual necessitou de mais atenção e esforço da equipe na busca pela decisão da conferência. Jogando em casa, o Denver novamente se impôs e conseguiu vencer os dois primeiros confrontos. Enquanto isso, nos outros dois jogos que foram realizados na casa dos Suns, a equipe mandante levou a melhor e se recuperou empatando a série e colocando fogo na disputa.

Porém, nos dois últimos jogos, os Nuggets mostraram porque tinha o melhor elenco e venceram os dois. Vale ressaltar que Nikola novamente marcou um tripo-duplo de 32 pontos, 12 assistências e 10 rebotes.

DENVER NUGGETS CAMPEÃO! A trajetória do inédito título da franquia
Reprodução

Los Angeles Lakers (4 x 0)

Na grande decisão da conferência oeste, o Denver Nuggets teve pela frente simplesmente o Los Angeles Lakers, uma das franquias que detém mais títulos na história da NBA (17 ao lado do Boston Celtics). Pelo nível das duas equipes certamente esperava-se um confronto completamente equilibrado com a esperança de ser decidido apenas no sétimo jogo.

Entretanto, assim que a bola subiu não foi isso que aconteceu, já que jogando com total autoridade, o Denver não deu nenhuma chance aos Lakers e simplesmente varreram o time da Califórnia vencendo por 4 x 0. Com isso, os Nuggets venceram pela primeira vez uma conferência e de quebra garantiram a vaga na primeira decisão de NBA de sua história.

DENVER NUGGETS CAMPEÃO! A trajetória do inédito título da franquia
Reprodução

FINAIS NBA

O último desafio do Denver Nuggets foi diante do Miami Heat, uma franquia que foi se reerguendo aos poucos nos playoffs da NBA. A equipe da Flórida já tem três títulos e brigava pelo quarto, enquanto o Denver entrou em quadra buscando a sua primeira conquista. Assim que a bola subiu, novamente o Denver mostrou a sua força diante do torcedor e venceu os dois primeiros jogos. Já no terceiro, o Miami se recuperou e venceu. No entanto, em mais uma arrancada, o Denver Nuggets saiu vencedor no jogo quatro e voltou a vencer o quinto na noite de ontem (12), conquistando o inédito título da NBA. De quebra, Nikola Jokic foi eleito o MVP das finais.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.