Elenco mais caro do futebol brasileiro, o Flamengo busca complementar o plantel para o restante da atual temporada, também já visando o ano de 2022. E, após as contratações de Kenedy e Andreas Pereira, o nome mais quente nos bastidores do rubro-negro é o do zagueiro David Luiz.

O clube estabeleceu no zagueiro, o seu último alvo desta janela de transferências, e com as portas da Europa se fechando ao jogador, o Fla corre agora contra o tempo para tentar finalizar as tratativas. Entretanto, a negociação ainda está longe de um desfecho, mas já ferve os bastidores.

E, segundo o jornalista Fabrizio Romano, especializado em transferências no futebol mundial, Flamengo e David Luiz chegaram a um acordo, por um contrato até dezembro de 2022. Os termos estão sendo colocados em papel, e o negócio deve ser sacramentado nas próximas horas.

Flamengo monta "operação" para ter David Luiz

Futebol europeu praticamente descartado

Com o prazo de inscrições para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa e da UEFA Europa League encerrado, os principais clubes do futebol europeu já são um cenário descartado para David Luiz. Com isso, restam um centro alternativo do exterior, como o futebol árabe, por exemplo, ou um regresso ao Brasil, que é o cenário mais provável.

Mesmo que as negociações ainda não estejam em fase final, existe otimismo de ambas as partes para que tudo seja resolvido até o dia 17 de setembro, prazo final para inscrições para a semifinal da Copa Libertadores da América, onde o Fla encara o Barcelona-EQU. Caso não seja possível fechar o negócio até esta data, o Flamengo tem até o dia 24 de setembro para regularizar o jogador no BID, visando a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Com o futebol europeu descartado, David Luiz tem volta ao Brasil como único cenário possível no momento. (Foto:Divulgação/Arsenal)
Com o futebol europeu descartado, David Luiz tem volta ao Brasil como único cenário possível no momento. (Foto:Divulgação/Arsenal)

Aval do presidente Landim é a grande novidade do negócio

Antes da reunião que aconteceu na última semana em São Paulo, envolvendo Marcos Braz, Bruno Spindel, e os empresários Julio Taran e Giuliano Bertolucci, que possuem relação próxima a David Luiz, não existia unanimidade sobre a contratação do jogador, principalmente do ponto de vista orçamentário. Atualmente, a folha salarial do Flamengo beira os R$23 milhões e outra grande contratação poderia colocar em risco o orçamento do time.

Entretanto, após saber dos primeiros valores pedidos pelo jogador, outros departamentos do clube trabalharam para estudar a viabilidade da contratação, principalmente pensando no plano orçamentário da temporada de 2022.

Por fim, depois de aprovação destes departamentos, o presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, autorizou de fato o início das negociações mais concretas.

Proposta oficial ainda não foi realizada

Nenhuma proposta oficial ainda foi realizada por parte do Flamengo. Isso porque as partes trabalham para acordar todos os termos em um contrato que, segundo informações do site GE, deve ter muitos gatilhos em termos de remuneração.

Por isso, o Fla trabalha com calma, e contando com a vontade do jogador por um desfecho positivo, deve apresentar uma única proposta oficial, que será considerada a "final", atendendo todos os pedidos de David Luiz.

David Luiz tem 34 anos de idade, e pode voltar ao futebol brasileiro após 14 anos. Foi campeão da Liga dos Campeões da Europa na temporada 11/12 com o Chelsea, e pela seleção brasileira, venceu a Copa das Confederações de 2013. Foi revelado pelo Vitória, e muito cedo, rumou ao futebol europeu para atuar pelo Benfica no ano de 2007. Veja alguns lances do jogador pelo Arsenal: