Da África aos Estados Unidos e da tragédia a glória: como Joel Embiid se tornou destaque da NBA

Uma dos principais nomes da NBA no momento, o camarões Joel Embiid vem fazendo o seu nome como o principal nome da franquia do Philadelphia 76ers, são nada mais, nada menos que 2,13 metros de altura e 127 kg. O ala/pivô é considerado hoje um dos nomes de melhor desempenho atuando dentro do garrafão.

Ao todo, o jogador tem uma média de 33,1 pontos por partida, oque o coloca no topo da lista de maior pontuador da temporada 2022/23. Além disso, está também na oitava posição entre os que mais pegam rebote, no qual são 10,2 por confronto. Entretanto, a vida do jogador nem sempre foi esse sucesso que é hoje, dessa forma, conheça um pouco mais sobre o camaronês que foi eleito o MVP da temporada pela primeira vez.

Nascimento e infância

Joel Hans Embiid, nasceu no dia 16 de março de 1994, em Yaounde, cidade que a capital de Camarões com mais de 2,7 milhões de habitantes, o jogador é o mais velho de três irmãos. Quando criança, os seus pais o instruíram e desejaram que Embiid se formasse em medicina. Porém, sempre foi envolvido com esportes desde pequeno, já que cogitou ser jogador de Vôlei na Europa.

Entretanto, o basquete entrou em sua vida aos 15 anos, quando passou a acompanhar Akeem Olajuwon, astro nigeriano que defendeu as cores do Houston Rockets, onde também foi eleito o jogador mais valioso da NBA em 1994, além disso, atuou pelo Toronto Raptors, do Canadá.

Durante um acampamento de basquete, aos 15 anos, Joel Embiid se destacou e foi observado por Mbah Moute, astro da NBA. No ano seguinte, migrou para os Estados Unidos, no qual defendeu as cores da Academia Montverde.

Da África aos Estados Unidos e da Tragédia a glória: como Joel Embiid se tornou destaque da NBA
David Dow/NBAE via Getty Images

Escola, universidade e primeiros passos na NBA

O atleta passou a dividir a sua vida estudantil do ensino médio com os jogos de basquete na liga estudantil. Joel passou a jogar então pelo Christian Academy, The Rock School, na Flórida. Pela equipe conseguiu obter números impressionantes, no qual conquistou também um Campeonato Estudantil.

Ao final do ensino médio, o jogador foi então para a universidade, onde frequentou e jogou pela Universidade do Kansas. O atleta jogou por pouco mais de um ano na equipe e de fato deixou saudades e novamente se destacou somando mais conquistas, já que foi um dos finalistas do prêmio de jogador do ano, o Naismith College, prêmio que condecora o melhor jogador universitário masculino e feminino, a premiação é concedida pelo Atlanta Tipoff Club e leva o nome do inventor do basquete. Além disso, foi nomeado com o defensivo do Ano dos 12 Grandes e fez parte do time All-Big 12.

Chegada ao Philadelphia 76ers, lesões e enfim a glória

Ainda como universitário, Joel Embiid acabou lesionando. No entanto, conseguiu se recuperar a tempo de disputar o Draft da NBA de 2014. O Philadelphia 76ers selecionou o camaronês como a sua terceira escolha seis dias após Embiid ter conseguido entrar para a seleção. Um ponto marcante em sua chegada ao 76ers, foi que o jogador se tornou ao terceiro camaronês a ser escolhido para a NBA, mas com um adendo, Joel foi e é considerado o melhor jogador do seu país no esporte.

Tudo fazia crer que o jogador iria fazer a sua estreia com a camisa do Philadelphia, no entanto, uma lesão no pé o tirou de combate por duas temporadas. Após o período de tratamento, Joel Embiid era cotado para atuar pela primeira vez na temporada de 2015/16, contudo, a sua lenta recuperação da lesão fez a sua estreia voltar a ser questionada.

No entanto, naquele mesmo ano o atleta jogou pela primeira vez diante do Boston Celtics pela pré-temporada e saiu de quadra com 6 pontos, quatro rebotes e dois bloqueios, em pouco mais de 13 minutos em quadra. Desde então, o jogador tem sido um dos grandes nomes do Philadelphia na NBA, além disso, coleciona conquistas. Veja abaixo:

  • NBA All Star (2018, 2019)
  • Segunda equipe da NBA (2018, 2019)
  • Segunda equipe defensiva da NBA (2018, 2019)
  • NBA Rookie First Team (2017)
  • Segunda Equipe All-Big 12 (2014)
  • Os 12 grandes jogadores defensivos do ano (2014)
  • Equipe totalmente defensiva dos 12 grandes (2014)
  • A equipe de 12 recém-chegados (2014)

Tragédia em família e quase adeus ao Basquete

Mesmo em meio ao início de sua carreira, Joel Embiid sofreu muito, já que ainda em 2014 o atleta perdeu o seu irmão em um acidente de carro, a tragédia fez com que o jogador repensasse a sua escolha por se tornar um jogador de basquete.

“Na verdade, não sei quantas pessoas sabem disso, mas logo depois que fui draftado, em 2014, pensei em me afastar do jogo. Não estou exagerando. Pensei seriamente em me aposentar da NBA antes mesmo de jogar um jogo.

Na verdade, não tinha nada a ver com lesões. Seu corpo, ele se cura. Sempre cura. Toda essa dor é apenas temporária. Seu coração, no entanto? Cara, isso é diferente. É muito mais complicado.”

Na ocasião, Arthur foi atropelado por um caminhão em Camarões e acabou falecendo aos 13 anos. Por sua vez, Joel alegou que sem o seu irmão, era como tivesse perdido o propósito de viver. Na época, Embiid tinha acabado de ser draftado pelo Philadelphia, mas alega também, que a perda do irmão fez com que ele voltasse a quadra futuramente e se tornasse um dos melhores jovens de liga.

“Então, eu segui firme. Por muitos dias, foi uma droga. Vários desses dias, eu só queria pegar um voo de volta para casa. Eu queria ir embora. Mas eu continuava trabalhando todos os dias por dois anos para tentar ficar saudável, ficar melhor, para tentar dar pisar em uma quadra de NBA. Senti que, se fizesse isso, meu irmão ficaria realmente orgulhoso de mim”.

Por fim, hoje o jogador pode desfrutar dos momentos defendendo as cores do Philadelphia e certamente acredita que seu irmão estaria orgulhoso do que vem se tornando. Embiid atualmente tem 27 anos e desfruta do seu primeiro prêmio de MVP da temporada regular da NBA.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]