O futebol masculino fará sua estreia nas Olimpíadas nesta quinta-feira - 22 de julho, com direito a reedição da final olímpica de 2016, entre Alemanha x Brasil, que estão dispostos no mesmo grupo desta edição.

Agora o que muitos devem mesmo se perguntar, porque as seleções aqui não podem conter grandes estrelas em seus elencos - pelo menos na grande maioria. Isso se deve a imposição de que as seleções sejam formadas basicamente por atletas com idade até 23 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, jogadores Sub-23. Podendo claro, até três jogadores acima desta idade.

Peculiaridades Olímpicas

Nos jogos de Paris, realizados em 1900, houve a primeira disputa da modalidade em destaque, com um torneio de exibição sendo curiosamente disputado por três clubes: Upton Park FC - Inglaterra, USFA XI - da França e Université de Bruxelles - da Bélgica.

Nesta ocasião, o time inglês sagrou-se campeão olímpico, vindo a se repetir na edição seguinte, com o Gait FC sendo o campeão nas Olimpíadas de Saint Louis, nos Estados Unidos.

A modalidade do Futebol Olímpico Masculino só entrou de fato nas Olimpíadas em 1908, com a seleção uruguaia ganhando notoriedade.

Na época considerada uma das potências do futebol sul-americano, a mesma sagrou se campeã olímpica em 1924, aonde quatro anos mais tarde, nas Olimpíadas de Amsterdã - na Holanda, essa viria a derrotar a Seleção da Argentina em um jogo de desempate, por 2 a 1, sagrando-se assim, Bicampeã Olímpica.

Acordo com a FIFA

A partir de 1930, com a FIFA realizando seu primeiro Mundial de Seleção - com a Copa do Mundo de 1930, a mesma não quis mais que a disputa olímpica fosse concorrente. Desta forma, os jogos de futebol não foram realizados nas Olimpíadas de Los Angeles, no entanto, já em 1936, esses voltaram, nas Olimpíadas de Berlim - Alemanha.

Profissionais em campo

A primeira edição das Olimpíadas a permitir jogadores profissionais em campo foi em 1984, nos Jogos de Los Angeles, no entanto, com uma imposição: só eram permitidos jogadores que nunca haviam disputado uma Copa do Mundo.

Nesta edição de 1984, o Brasil fora composto basicamente por jogadores do Internacional - de Porto Alegre, com jogadores como: Gilmar, Mauro Galvão, Ademir e Dunga, donde a Seleção Brasileira alcançou seu primeiro pódio, com a medalha de prata, perdendo a grande final para a França, pelo placar de 2 a 0.

Assim seguiu na edição seguinte dos Jogos Olímpicos de Seul - em 1988, com a Seleção Brasileira abrigando ali futuros campeões mundiais, como: Taffarel, Jorginho, Bebeto e Romário - novamente trazendo a prata para casa.

Liberação de jogadores acima dos 23 anos

A cota para até três jogadores acima de 23 anos só se deu nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, onde o Brasil na ocasião perdeu na semifinal para a Nigéria, ficando assim com a medalha de bronze.

Olimpíadas de Tóquio 2021

Nos tempos atuais, o Brasil entrará em campo nesta quinta-feira, às 08h30 (de Brasília), onde com a presença do veterano Daniel Alves, comandando os garotos brasileiros, tentarão juntos buscar mais uma vez o Ouro Olímpico, conquistado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.