Na última terça-feira (3), o Corinthians perdeu para o Fortaleza por 2 x 0, na Arena Castelão, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Timão foi eliminado da competição da Conmebol.
Não à toa, a Fiel Torcida está insatisfeita com os fracassos dessa temporada. Um dos mais cobrados pelos torcedores é Fábio Santos, que falhou nos dois gols do Leão na última decisão.
Após a partida, o lateral-esquerdo indicou sua aposentadoria ao final de 2023. Só que ele não deve ser o único a ir embora do Parque São Jorge. Isso porque Mano Menezes avalia dispensar 12 jogadores do Corinthians, cujos nomes foram revelados.
Faxina no Corinthians inclui Fábio Santos + 11 atletas
Após o apito final na Sula, o jogador de 38 anos deu uma entrevista ao SBT muito emocionado, dando a entender que só deve cumprir seu contrato com o Timão, que vai até dezembro deste ano, antes de pendurar as chuteiras.
Após a eliminação do Corinthians na semifinal da Sul-Americana para o Fortaleza, Fábio Santos comentou sobre o final de carreira dele.
— ⚽ (@DoentesPFutebol) October 4, 2023
Deu a entender que será a última temporada e que luta pra que seja um fim digno na história com o clube.
O lateral tem 38 anos. pic.twitter.com/OWmdvO7ra7
Em meio a esse cenário, a faxina do Corinthians inclui Fábio Santos e outros 11 atletas. Segundo o jornalista Samir Carvalho, do UOL Esporte, o técnico alvinegro planeja uma reformulação pesada no CT Joaquim Grava.
Além do lateral-esquerdo, os zagueiros Gil e Bruno Méndez, os volantes Maycon, Paulinho e Cantillo, e os meias Giuliano e Ruan Oliveira, possuem vínculo com o Timão até o final desta temporada e não devem renovar.
A exceção se dá por Paulinho, que ainda se recupera de uma grave lesão no joelho. Por lei, ele deve estender seu vínculo por mais alguns meses até ter condições físicas de exercer sua profissão novamente.
Barca! Lista de dispensas de Mano Menezes no Corinthians pode chegar a 20 jogadores.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 4, 2023
Entre os jogadores que ficam sem contrato no fim do ano, a maioria não deve renovar. Casos de Gil, Bruno Méndez, Fábio Santos, Giuliano, Cantillo, Maycon, Paulinho e Ruan Oliveira. Renato… pic.twitter.com/t8xkrp8oz5
Mano também deve pedir à diretoria alvinegra negocie um acordo com os jogadores que não terminam seus contratos em 2023 para antecipar suas saídas. Esses são os casos do lateral-direito Fagner e do atacante Romero, que têm vínculo até o final da próxima temporada.
O lateral-direito português Rafael Ramos, que tem contrato até o meio de 2024, e o lateral-esquerdo Matheus Bidu, cujo vínculo se encerra apenas no fim de 2025, não estão cotados para permanecer no Corinthians.
O único atleta que tem contrato até o fim deste ano e ainda será avaliado pelo treinador é Renato Augusto. Caso Mano Menezes entenda que o meia ainda tenha condições de ajudar dentro de campo, o camisa 8 deve renovar.