Copa do Brasil 2023: zebras passeiam na 2ª rodada da competição

A Copa do Brasil 2023 continua na 2ª fase, com eliminações de algumas equipes consideradas favoritas para chegarem mais longe na competição nacional. Além disso, outros clubes se beneficiam e evitam duelos mais complicados na próxima rodada.

Zebra na Copa do Brasil 2023

Pela 2ª fase da competição, alguns times ficaram pelo caminho, inclusive times que eram favoritos para os confrontos. O Ceará foi eliminado nos pênaltis diante do Ituano. Já o Atlético-GO empatou no tempo regulamentar com o Volta redonda, mas perdeu nas penalidades por 4 x 3.

Outro time que saiu mais cedo na Copa do Brasil foi o Goiás, que enfrentou o Águia de Marabá e também perdeu nas cobranças de pênaltis. Por outro lado, o semifinalista do Campeonato Paulista, RB Bragantino, enfrentou o Ypiranga e foi derrotado pelo placar de 3 x 1.

Com esses resultados, outras equipes, que garantiram a classificação para a 3ª fase da competição, entram no pote um por conta do ranking da CBF, ou seja, evitam os adversários que, a princípio, seriam mais fortes.

Cruzeiro já está garantido no pote um. Dessa maneira, no caso de classificação do Vasco e Grêmio, ambos os clubes também enfrentam na próxima fase da Copa do Brasil adversário do pote dois.

Após duas rodadas, a Copa do Brasil muda o formato, com os times da Libertadores no sorteio, além do São Paulo. Em contrapartida, Sport e Coritiba podem ficar no pote principal do sorteio. Entretanto, os clubes precisam ‘torcer' para a eliminação do Vasco ou Grêmio na 2ª fase da competição nacional.

A Copa do Brasil ganhou ainda mais foco nos últimos anos por conta da premiação oferecida após a classificação nas fases do torneio. Atualmente, os times classificados para a 3ª fase já contam com um prêmio de R$ 2,1 milhões. Então, em caso de vitória, o time embolsa um vale de R$ 3,3 milhões.

A Confederação Brasileira de Futebol espera o término da 2ª fase para anunciar as datas e locais da 3ª fase da Copa do Brasil, com apenas o um jogo. Em caso de empate no tempo regulamentar, o confronto será decidido nas cobranças de pênaltis.

O regulamento das 1ª fases da competição foi alvo de críticas por conta do acontecimento envolvendo Sergipe e Botafogo. Com o empate no apagar das luzes, a equipe do Rio de Janeiro garantiu a classificação. Em contrapartida, o Vermelhinho perdeu a vaga no último lance, resultando em uma briga dentro de campo.

Foto destaque: Mourão Panda/Copa do Brasil

Caio Henrique Caio Henrique

Apaixonado desde criança pelo futebol europeu. Estudo jornalismo por conta desse esporte e também por amar futebol americano. Já trabalhei em uma rádio, sendo responsável por um programa esportivo. Atualmente, sou setorista do Barcelona, clube que tenho um carinho especial desde 2006.