A Conmebol anunciou a nova sede dos jogos da Copa América 2021, prevista para iniciar já no próximo dia 11 de junho: o Brasil. A entidade anunciou agora a pouco o novo país-sede dos jogos.

A competição iria ocorrer na Argentina, mas a atual situação sanitária do país, que enfrenta um agravamento da pandemia da Covid-19, provocou o cancelamento dos jogos no país vizinho. As autoridades locais se mostraram contrárias a realização das partidas agora em junho e a Conmebol assim achou prudente suspender o torneio e não descartou até mesmo cancelá-lo caso não encontrasse outro local.

Copa América será no Brasil

Veja o anúncio da nova sede dos jogos, feito pela entidade nas redes sociais agora a pouco:

O conselho da Confederação se reuniu hoje, segunda-feira, por volta das 10h (de Brasília), quando anunciou a solução encontrada. A sede e os estados onde os jogos ocorrerão serão informados nos próximos dias. O Brasil também enfrenta uma crescente onda de novas contaminações pela Covid-19 e a entidade deverá agora negociar com os estados que apresentam uma situação mais branda para realização dos jogos.

O torneio seria realizado inicialmente na Colômbia, mas pelo mesmo motivo (pandemia da Covid-19) foi transferido para a Argentina. Agora, foi para o Brasil. Rumores davam conta de que a competição poderia ir para os Estados Unidos. O problema seria a logística, emissão de vistos para as delegações em tão pouco tempo. Outro dificultador seria a relação entre Conmebol e Concacaf, que também não é das melhores desde a Copa América Centenário em 2016, que ainda tem questões comerciais em aberto entre as duas confederações.

A definição das cidades que terão jogos deve sair muito em breve, visto o pouco tempo até o início do torneio, marcado já para 11 de junho.