Para terminar a temporada ainda na elite do futebol brasileiro, o Grêmio foi ao mercado de forma histórica. Isto porque, a quantia aproximada de R$47 milhões já é o maior montante gasto pelo tricolor em uma única janela de transferências desde o início da gestão do presidente Romildo Bolzan Jr.

Entretanto, mesmo com as contratações de Borja e Villasanti, o principal nome é o do meia-atacante colombiano Jaminton Campaz, de 21 anos de idade e que vinha tendo grande destaque no Tolima. O tricolor, de acordo com os seus dirigentes, a quantia de 4 milhões de euros (R$25 milhões na cotação atual), que se confirmou como a maior compra da história do clube.

Futebol europeu tem Campaz em seu radar

Tido como a maior promessa do futebol colombiano nos últimos anos, Campaz já teve seu nome vinculado em outros clubes do futebol brasileiro, como o Internacional, e mais recentemente, o Palmeiras. Entretanto, Campaz atrai os olhares do futebol europeu; mais precisamente, do Porto, de Portugal.

O Porto, assim como o futebol português em geral, tem como hábito contratar jogadores da América do Sul, como o atacante Pepê, ex-Grêmio. Por ser considerada uma excelente porta de entrada no Velho Continente, e por um custo relativamente baixo, os maiores talentos sul-americanos são observados e analisados, para com o passar do tempo, realmente investir nestes jogadores. Confira abaixo alguns lances deste jogador:

Interesse do exterior em Campaz não é novidade

Vale lembrar que, o futebol do exterior já analisa e observa Campaz com grande atenção já há algum tempo. Conforme declarado por dirigentes do Tolima, alguns clubes já inclusive realizaram proposta por Campaz. Este interessado seria o Columbus Crew, da MLS (Major League Soccer), dos Estados Unidos.

Segundo rumores da imprensa italiana, o Napoli também tem Campaz em seu radar. Os clubes europeus entendem que se trata de um jogador com enorme potencial, mas com pouca idade e sem amostragem em uma liga mais competitiva. Por isso, optam por esperar por mais algum tempo.

Aos 21 anos de idade, Campaz foi revelado pelo Tolima. Desde o ano de 2018 entre os profissionais, o jogador atuou em 81 partidas, com 19 gols e 11 assistências. Tem passagens pela seleção colombiana de base nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Além disso, esteve na seleção nacional para a disputa da última edição da Copa América.