Novidades nesta segunda-feira - 24 de janeiro de 2022 na Conmebol. A entidade máxima do futebol sul-americano aprovou no dia de hoje algumas novas regras de suas competições nesta temporada.

Nesta edição da Libertadores e da Copa Sul-Americana entre as principais mudanças, está o número de substituições por jogo, passando das tradicionais três alterações para cinco; além dessa, em caso de prorrogação na final única promovida pelos torneios, as equipes terão o direito de realizar mais uma alteração em seu elenco.

A Conmebol avisa que essa regrar deverá entrar em vigor imediatamente, antes mesmo do início destes torneios.

Vale salientar que até 2021 essa regra não valia nas competições promovidas pela Conmebol.

Confira a nota oficial da Conmebol na íntegra

"A Conmebol Libertadores e a Conmebol Sul-Americana 2022 informam que a Conmebol, com base na situação atual da pandemia do Coronavírus, Covid-19, decidiu implementar a Regra Temporaria que permite um máximo de cinco substituições de jogadores por jogo, para a edição 2022 em seus torneios aqui citados. Nesse sentido, a nova redação do Ponto 5.1.10 do Manual do Clube do Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana 2022 se tornam:

  • Ponto 5.1.10 - substituições

Um máximo de 5 substituições de jogadores serão permitidas para cada equipe, segundo os regulamentos da IFAB/FIFA para a implementação de tais regras. No caso de prorrogação na FINAL ÚNICA, as equipes poderão excepcionalmente fazer uma sexta substituição. Sexta substituição acima mencionada está de acordo com as Leis do Jogo aprovadas pela IFAB/FIFA, em vigor a partir de 1º de junho de 2018".