Conheça Regragui, técnico que revolucionou o futebol da seleção de Marrocos

seleção de Marrocos enfrenta a França nesta quarta-feira (14) pela semifinal da Copa do Mundo do Catar e é até agora a melhor campanha de uma equipe africana em Mundiais. Dessa forma, conheça Walid Regragui, o técnico que revolucionou o futebol da seleção de Marrocos.

Quem é Walid Regragui?

Nascido nos subúrbios de Corbeil-Essonnes, a cerca de 30 quilômetros de Paris, Regragui atuou como zagueiro em times como Racing Paris, Toulouse, Ajaccio, Racing Santander, Dijon e Fleury-Mérogis. Do mesmo modo, defendeu a camisa de Marrocos 45 vezes e em 2011, aposentou-se do futebol.

Deu início na sua carreira de treinador como auxiliar na seleção marroquina. Na sequência, começou a comandar o Fath Union Sport, onde foi campeão do campeonato de Marrocos. Ainda, tomou frente das equipes de Al Duhail, do Qatar e o Wydad Casablanca, também de Marrocos, que conquistou a Champions League da África e novamente o campeonato nacional.

Sendo assim, o técnico de 47 anos disse que apesar de servir de inspiração para outras pessoas, não gosta de relembrar as dificuldades que enfrentou na vida e que seu foco é a Copa do Mundo.

 Sim, cresci no subúrbio, mas não quero falar disso, de exclusão social. Muitas pessoas que cresceram comigo e foram embora contam essa história, mas não foco nisso. Sim, saí de um lugar difícil, talvez tive que lutar mais para conseguir algo, mas não importa. Não quero focar nessa história. Estou aqui porque sou um grande treinador. Se as pessoas se inspirarem na minha história, ótimo. Sou grato, orgulhoso. Mas minha missão hoje é a Copa, não estou para brincar.

Mesmo nascendo na França, seu desejo é estar na final, mas para isso precisa derrotar a equipe francesa, que para ele é a melhor do mundo.

Nasci na França, é uma honra, um prazer enfrentar a França. Mas eu sou o técnico de Marrocos, enfrentando o melhor time do mundo. Não importa o rival, importa chegar à final.

Seleção de Marrocos e Copa do Mundo

É importante destacar que Walid Regragui assumiu a seleção de Marrocos faltando três meses para o início da Copa do Catar. 

Diante disso, o técnico precisou deixar de lado suas características ofensivas, inspiradas no estilo de Pep Guardiola, para atuar com a equipe marroquina de maneira mais defensiva como foi apresentado até agora no Mundial. E deu certo, até agora, Marrocos sofreu apenas um gol no torneio.

Com isso, Regragui  destacou que apesar de ser um estilo criticado por muitos, mas que está funcionando e resultou vitórias contra equipes grandes nessa competição. Do mesmo modo, não descartou a ambição de chegar a final.

“Nós queremos nos livrar dessa mentalidade. Viemos com ambição, queremos mudar a cabeça do nosso continente. Se ficamos felizes com a semifinal e dizemos que é suficiente, muitos vão concordar. Mas eu não. Chegamos entre os quatro melhores e temos que fazer tudo para ir à final. É essa a mentalidade. Sabemos que nosso rival vai nos respeitar, temos confiança, sabemos que estamos no momento mais difícil, mas vencemos rivais quando acharam que seriamos eliminados. Quanto mais avançamos, mais nos aproximamos de nossos sonhos e vamos buscar a final.”

 

 

 

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]