O primeiro do Brasil! Conheça o Clube Laguna SAF, que está fazendo sucesso em território nacional; veja o motivo

O Clube Laguna SAF tem pouco mais de um ano de história, mas já se tornou um pioneiro no futebol brasileiro: é o primeiro time vegano do Brasil.

No centro de treinamento, instalado no pequeno município de Tibau do Sul, localizado a paradisíaca Praia de Pipa, não é servido qualquer alimento de origem animal. As refeições — seis por dia — são oferecidas para todos. Funcionários, atletas, comissão técnico, mesmo para aqueles que não estão trabalhando no momento. Sem custo.

Laguna Saf e sua história

Laguna foi fundado pelo ex-jogador de futebol Gustavo Nabinger e outros dois sócios. A página oficial do clube na internet o define como “uma startup de impacto socioambiental através do entretenimento. Somos jovens, de idade e de alma. Um clube criado por pessoas que acreditam na paixão de viver um propósito e que querem levar a nossa alegria e esperança para todo o planeta”.

Conforme o fundador, a ideia de criar um time de futebol com uma proposta diferente nasceu ainda em 2011, a partir de um projeto social do qual fez parte, mas a estruturação do Laguna só começou a acontecer 10 anos mais tarde. “No começo de 2021 passamos a estruturar a empresa, com o desenvolvimento do plano de negócios, estudos de mercado, etc. Agora o clube está filiado à FNF, sendo a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Rio Grande do Norte”, esclareceu Nabinger.

A agremiação de Tibau do Sul, pequeno município de cerca de 15 mil habitantes do Rio Grande do Norte, é a primeira a adotar ao veganismo nas Américas.

No final do ano levamos alguns atletas para participar da Vegfest, uma feira vegana muito conhecida. Ele foi um dos escolhidos e falamos: ‘agora você vai experimentar essa versão vegana’. Só soubemos no fim do ano desse caso. Entregaram ele, né? Mas levamos tudo numa boa”, disse Nabinger, também treinador da equipe.

Uniforme

Um detalhe interessante é o uniforme cor de rosa. Uma cor que, para eles, é neutra e um tanto quanto original.

Poucos clubes no mundo usam o rosa e, geralmente, a combinação é com preto ou branco. Optamos por combinar com o azul e o verde”, disse Gustavo Nabinger, técnico e sócio do Laguna.

Projeto ambicioso

A projeção esportiva do Clube Laguna SAF é ambiciosa: chegar à Série A do Campeonato Brasileiro em 10 anos.

Para os sócios, alguns exemplos de times, que hoje estão no cenário, servem como modelos. Cuiabá, Chapecoense ou o próprio São Caetano, que saiu da quarta divisão do Campeonato Paulista e chegou à primeira divisão nacional.

Inclusive, a escolha do estado do Rio Grande do Norte não foi à toa. Para se chegar à elite estadual, na visão da diretoria do clube, o caminho é mais simples do que nos grandes centros. Apesar de sonhar grande, o Laguna mantém os pés no chão e firme com o propósito que é inegociável: o futebol bonito e veganismo.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]