Neste último final de semana conhecemos pelo menos 16 campeões estaduais, sendo que desses, três ao menos levantaram a taça após cobranças de pênaltis e outros três de forma inédita (Atlético de Alagoinhas - Bahia, Real Noroeste - no Espírito Santos e Grêmio Anápolis - em Goiás).

Além disso, também teve quebra de tabus, com o São Paulo conquistando o Paulistão após 16 anos, e o Náutico, em Pernambuco, que não vencia o Sport a mais de 50 anos.

Como também neste último sábado e domingo ainda tivemos clubes ampliando a liderança no ranking de títulos, como é o caso de Flamengo e Atlético-MG e o Grêmio sendo tetracampeão novamente.

Confira os 16 campeões estaduais

  • Campeonato Alagoano

CSA - esse conquistou o seu 40º título estadual no sábado, após bater o CRB nos pênaltis.

  • Campeonato Amazonense

Manaus - esse por sua vez conquistou o título em seu estado já nos acréscimos - aos 51 minutos da etapa complementar e de virada, por 3 a 2 sobre o São Raimundo.

  • Campeonato Baiano

Atlético de Alagoinhas - no estado da Bahia, tivemos um campeão inédito, o Atlético de Alagoinhas, que venceu o Bahia de Feira no segundo jogo por 3 a 2, após empatar no jogo de ida.

  • Campeonato Capixaba

Real Noroeste - esse após empatar no jogo de ida em 0 a 0, neste final semana empatou em 1 a 1 com o Rio Branco VN, vindo a vencer o campeonato de seu estado nos pênaltis por 8 a 7, conquistando assim seu primeiro título Capixaba.

  • Campeonato Carioca

Flamengo - O Rubro-Negro conquistou o tricampeonato de seu estado ao bater seu maior rival com dois gols de Gabigol no jogo da volta, onde na primeira partida as duas equipes ficaram no 1 a 1. Assim, o Flamengo conquistou seu 37º título Carioca.

  • Campeonato Cearense

Fortaleza - No clássico diante do Ceará, o Leão de Pici segurou o empate em 0 a 0 e pelo critério de desempate do estadual sagrou se campeão do torneio pela 44ª vez em sua história, tornando-se Tricampeão.

  • Campeonato Gaúcho

Grêmio - O Tricolor dos Pampas conquistou neste último domingo o seu Tetracampeonato após empatar em 1 a 1 com seu maior rival - o Internacional; o Grêmio por melhor campanha no geral e por ter vencido a primeira partida por 2 a 1 no Beira-Rio, mereceu o título Gaúcho.

  • Campeonato Goiano

Grêmio Anápolis - O Goiano conheceu neste final de semana mais um campeão, o Grêmio Anápolis, que de forma inédita sagrou-se campeão estadual em 2021 ao vencer o Vila Nova por 5 a 4 nos pênaltis.

  • Campeonato Maranhense

Sampaio Corrêa - Vencedor do primeiro duelo diante do Moto Club, o Sampaio Corrêa sagrou se campeão de seu estado ao bater o seu adversário também no jogo da volta, pelo placar de 3 a 1, conquistando assim o bicampeonato estadual.

  • Campeonato Mato Grossense

Cuiabá - De forma invicta pela terceira vez na história, o Cuiabá ao bater o Operário no primeiro duelo por 2 a 1 e empatar o segundo por 1 a 1, sagrou-se campeão de seu estado neste final de semana na Arena Pantanal.

  • Campeonato Mineiro

Atlético-MG - Com melhor campanha na primeira fase, o Galo conquistou o título mineiro com dois empates sobre o América-MG. Esse é o 46º título Mineiro do Atlético, maior vencedor do estado.

  • Campeonato Paraense

Paysandu - Ao golear a Tuna Luso neste domingo passado, o "Papão da Curuzu" sagrou-se campeão pela 49ª vez em sua história, três a mais que o seu maior rival, o Remo.

  • Campeonato Paulista

São Paulo - O Tricolor Paulista voltou a levantar um título estadual após longo jejum de títulos estaduais, o último fora em 2005 - ano em que conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes. O São Paulo bateu o Palmeiras neste domingo por 2 a 0, no Morumbi.

  • Campeonato Pernambucano

Náutico - Depois de mais de 50 anos, o Náutico voltou a erguer um troféu pernambucano, ao superar o Sport numa decisão e assim conquistando seu 23º título estadual em sua história.

  • Campeonato Piauiense

Altos - Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Altos venceu mais uma vez o Fluminense-PI, desta vez por 3 a 0, conquistando assim seu terceiro título do Campeonato Piauiense.

  • Campeonato Sergipano

Sergipe - Após ter vencido por 3 a 1 no jogo de ida, o time em questão jogou com regulamento debaixo do braço e mesmo perdendo o jogo da volta por 1 a 0, levou o título sergipano neste último sábado; conquistando o seu 36º titulo estadual.