Com possível desfalque de Rony, quais são as alternativas do Abel no Choque-Rei

Nesta quinta-feira (14), às 20 horas (horário de Brasília), no Allianz Parque, Palmeiras x São Paulo decidem quem avança às quartas de final da Copa do Brasil.

A saber, no jogo da ida, que aconteceu no Morumbi, o Verdão saiu atrás por 1 x 0, com gol marcado por Patrick.

Entretanto, Rony pode ficar de fora do clássico Choque-Rei, já que sentiu uma lesão no jogo contra o Fortaleza, no último domingo, pelo Brasileirão. Portanto, foi substituído por Gabriel Silva.

Rony passará por uma avaliação nesta terça-feira (12), quando o elenco se reapresenta e inicia a preparação para o clássico paulista.

Caso o atacante não tenha condição de jogo, Abel Ferreira terá a difícil missão de arrumar um elenco com poucas opções no setor.

Com uma lesão muscular, Rafael Navarro está fora da partida de quinta-feira (14). O centroavante, inclusive, começou o jogo contra o Cerro Porteño pela Libertadores como titular, mas deixou o campo ainda no primeiro tempo após sentir a coxa direita.

No entanto, as outras opções do setor podem ser a improvisação de outro atacante para desempenhar a função de centroavante, como Wesley e Breno Lopes são os outros atacantes do elenco profissional.

Em síntese, Gabriel Silva, de 20 anos, entrou no lugar dele na reta final da partida contra o Fortaleza. A escolha para ser titular, porém, é pouco provável. O atacante tem apenas dois gols como profissional e vem tendo transição lenta ao grupo principal, sendo opção para os jogos.

Alternativa de mudança de esquema

A princípio, a entrada de Breno Lopes resolveria a questão tática, evitando uma mudança de esquema.

No entanto, caso não resolva improvisar nenhum dos atacantes disponíveis na vaga de Rony, Abel Ferreira terá de mudar o esquema. Nesse sentido, seriam duas opções, ou seja, atuar com três zagueiros e uma linha de cinco no meio de campo. Ou um 4-4-2 com Dudu e mais um atacante na frente, sem ter a referência de um centroavante.

Reforços do Verdão

Em suma, o Palmeiras ainda aguarda a abertura da janela de transferências, que acontece no dia 18 de julho. Com isso, o time pode contar com José Manuel López e Miguel Merentiel.

Assim como, Endrick, principal centroavante da base do Alviverde, só pode ser utilizado a partir de 21 de julho, quando completa 16 anos e assina o primeiro contrato profissional.

Rony no Palmeiras

Principal atacante do elenco nesta parte da temporada, Rony vem de uma sequência de quatro gols nos últimos cinco jogos. Ele é o artilheiro da equipe em 2022, empatado com Raphael Veiga com 18 gols. Além disso, deu três assistências em 40 jogos.

Além dos gols, como o de bicicleta contra o Cerro Porteño, Rony contribui muito para o funcionamento do ataque palmeirense. Ele dá profundidade ao time, com velocidade pelo centro do ataque, mas também joga pelas pontas, abrindo espaço para a infiltração dos meias.

Por fim, para avançar, o Palmeiras precisa vencer por diferença de dois ou mais gols no tempo normal. Em contrapartida, caso vença por diferença de apenas um, a decisão será nos pênaltis.

Foto destaque: Divulgação/Staff Images /Conmebol

Sou fascinada pela escrita desde pequena, tenho ânsia por conhecimento e sede de informação, além da ambição em me tornar uma profissional de referência no futuro, mesmo com uma recém [...]