Chegamos ao fim da primeira metade das competições continentais no futebol sul-americano. Na última quinta-feira (27), aconteceu a última rodada da fase de grupos, tanto da Copa Libertadores quanto da Copa Sul-Americana. E,isso definiu quem estará nas oitavas de final das duas competições.

Vale lembrar que, os times que não se classificaram para as oitavas de final da Copa Libertadores, e ficaram na 3ª posição de cada grupo, estão confirmados nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Estes times enfrentarão o 1ª colocado de cada grupo na Copa Sul-Americana. Veja abaixo todos os times classificados:

Veja os classificados para as oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana

Copa Libertadores da América

Grupo A

No grupo A, tivemos uma certeza e uma surpresa. O Palmeiras, atual campeão, se classificou como líder e 2ª melhor campanha geral, com 15 pontos. Na segunda colocação, o Defensa y Justícia, da Argentina, se classificou com 9 pontos, e surpreendeu tendo em vista que o favorito para a vaga era o Independiente del Valle.

O Del Valle, 3º colocado no grupo com 5 pontos conquistados, estará nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Grupo B

No grupo B, o mais equilibrado desta fase de grupos, o Internacional confirmou o favoritismo e passou como líder, tendo 10 pontos conquistados. Em segundo lugar do grupo, o Olimpia, do Paraguai, passou com 9 pontos, empatado com o Deportivo Táchira, que foi eliminado nos critérios de desempate.

Os venezuelanos, 3º lugar no grupo, estarão na Copa Sul-Americana.

Grupo C

De forma surpreendente, o grupo C da Libertadores tem o Barcelona, do Equador, classificado como líder, com 13 pontos conquistados. Na segunda posição do grupo, o Boca Juniors conseguiu a vaga com campanha de 10 pontos.

O Santos, um dos favoritos para a vaga nas oitavas, estará nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Grupo D

O Fluminense, que não era o time mais forte do grupo, conseguiu a vaga como líder do grupo, com 11 pontos conquistados. O 2º colocado da chave foi o River Plate, que somou 9 pontos e teve de lidar com problemas de COVID.

O time classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana será o Junior Barranquilla, da Colômbia, que teve campanha de apenas 7 pontos no grupo.

Grupo E

Mesmo não sendo o favorito do grupo, o Racing fez valer a sua tradição e se garantiu como classificado e líder do grupo, com 14 pontos conquistados e uma das melhores campanhas no geral. O São Paulo foi o 2º colocado, com campanha de 11 pontos.

O garantido com a vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana é o Sporting Cristal, do Peru, que somou apenas 4 pontos na fase de grupos.

Grupo F

Este grupo, único que não possuia nenhum time brasileiro, teve como ganhador o Argentinos Juniors, que mesmo não sendo o time mais tradicional, conseguiu 12 pontos. O 2º colocado do grupo foi a Universidad Católica, do Chile, que fez 9 pontos.

O classificado para as oitavas da Copa Sul-Americana é o Nacional, do Uruguai, que fez apenas 8 pontos.

Grupo G

Tido como um dos favoritos ao título, o Flamengo confirmou o favoritismo e se classificou sem sustos, como líder do grupo, com 12 pontos conquistados. O 2º colocado da chave foi o Vélez Sarsfield, da Argentina, que somou 10 pontos.

O time que estará nas oitavas de final da Copa Sul-Americana é a LDU, do Equador, que somou 8 pontos no grupo.

Grupo H

No grupo H, O Atlético-MG , líder do grupo e um dos favoritos ao título, conseguiu a classificação com a melhor campanha geral nesta edição da competição, com 16 pontos conquistados. O 2º colocado do grupo foi o Cerro Porteño, com 10 pontos.

O time que estará nas oitavas da Copa Sul-Americana será o America de Cali, da Colômbia, que somou apenas 4 pontos.

Veja abaixo como ficaram os potes para o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores da América:

POTE 1 POTE 2
Palmeiras Defensa y Justícia (ARG)
Internacional Olimpia (PAR)
Barcelona (EQU) Boca Juniors (ARG)
Fluminense River Plate (ARG)
Racing (ARG) São Paulo
Argentinos Juniors (ARG) Universidad Católica (CHI)
Flamengo Vélez Sarsfield (ARG)
Atlético-MG Cerro Porteño (PAR)

Copa Sul-Americana

Na Copa Sul-Americana, o sistema de classificação é um pouco diferente. Nesta competição, os classificados para as oitavas de final foram o líder de cada grupo. Estes times terão como adversário na próxima fase as equipes que ficaram em 3º lugar na fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Os times que ficaram como líderes da fase de grupos da Copa Sul-Americana são o Rosario Central (ARG), o Independiente (ARG), o Arsenal de Sarandí (ARG), o Athletico, o Peñarol (URU), o Libertad (PAR), o RB Bragantino, além do Grêmio.

Veja a divisão dos potes das oitavas de final da Copa Sul-Americana:

POTE 1 POTE 2
Independiente del Valle (EQU) Rosario Central (ARG)
Deportivo Táchira (VEN) Independiente (ARG)
Santos Arsenal de Sarandí (ARG)
Junior Barranquilla (COL) Athletico
Sporting Cristal (PER) Peñarol (URU)
Nacional (URU) Libertad (PAR)
LDU (EQU) RB Bragantino
America de Cali (COL) Grêmio

O sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana está marcado para a próxima terça-feira (1/6), na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.