Chile pede a exclusão do Equador da Copa do Catar; entenda

Atenção! A Federação de futebol do Chile está apresentando denúncia contra a Federação Equatoriana por conta do jogador Byron Castillo.

A mesma que fora apresentada à Comissão de Disciplina da FIFA, diz respeito ao uso de certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade por parte do lateral-direito.

Portanto, o Chile pede que a seleção equatoriana perca os pontos dos oito jogos das eliminatórias sul-americanas em que o atleta esteve em campo e que os adversários ganhem os três pontos destes jogos, o que levaria a seleção chilena a Copa do Mundo do Catar, que será realizada no final deste ano.

Entre essas seleções, Peru e Colômbia estariam fora, uma vez que Castillo não entrou em campo e nem foi relacionados para esses jogos.

Além disso, a federação chilena de futebol afirma que uma comissão investigadora da federação equatoriana concluiu que o jogador cujo nome já fora aqui citado é colombiano.

Vale lembrar que em março deste ano, o próprio vice-presidente da Federação do Equador admitiu que poderia haver algum tipo de problema com a documentação de Castillo, onde um mês depois, a Justiça local enviou um documento comprovando as informações da entidade do atleta.

Seleção Chilena nas Eliminatórias

Lembramos que a Seleção do Chile encerrou as Eliminatórias para a Copa do Mundo na sétima colocação, com 19 pontos somados, já o Equador finalizou esta competição na quarta posição, com 26 pontos.

A frente do Chile, temos ainda a Colômbia e o Peru, que finalizaram as Eliminatórias na sexta e quinta colocações, respectivamente e como já dito acima não teriam direito a pontos do jogo contra o Equador.

Veja trecho da nota emitida pelo Chile a ANFP

“Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela FIFA. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não no dia 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas”.

Por Müller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes [...]