Com a vitória do Santos na rodada 31 sobre o RedBull Bragantino, pelo placar de 2 a 0, na Série A; a equipe da Chapecoense, lanterna do Brasileirão, está matematicamente rebaixada a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

Mesmo podendo alcançar os 36 pontos do Bahia, primeiro time fora do Z4, o time catarinense é a primeira equipe a ser rebaixada na elite do futebol nacional; sendo esse o segundo descenso na Série A do futebol nacional na história do clube catarinense; o primeiro foi em 2019.

A Chape pode chegar aos 36 pontos do Bahia, no entanto não poderá ultrapassar o Tricolor Baiano nos critérios de desempate, com número de vitórias - primeiro critério de desempate.

Enquanto isso, os baianos possuem nove vitórias e a Chapecoense poderá chegar ao máximo de oito vitórias, caso vençam suas últimas partidas.

Pior campanha da Série A

A Chapecoense ainda necessita somar três pontos para não possuir a pior campanha do atual formato dos pontos corridos, que pertence ao América-RN, obtida em 2007, onde somou apenas 17 pontos; os catarinenses possuem 15 pontos atualmente.

Mesmo já estando rebaixada a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2022, ainda restam ao time de Santa Catarina sete partidas pela frente, sendo contra: Santos (fora), Grêmio (casa), América-MG (fora), Atlético-GO (casa), Sport (casa) e Fluminense (fora).

Próximo jogo da Chapecoense já rebaixada

Sim, não marcamos o jogo contra o Juventude, porque esse será neste final de semana, no domingo - 14 de novembro, às 19h, na Arena Condá, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021.