Atenção! CBF deve implementar dentro das Séries B e C e D do Campeonato Brasileiro 2021 a partir do segundo turno, a utilização do árbitro de vídeo, mais conhecido por VAR; na Séries C e D para ser mais concreto, a partir das fases finais.

O martelo ainda não foi batido pela Confederação Brasileira de Futebol, mas está em fase final de estudos, devendo ser anunciada na próxima semana. Os custos pela utilização do sistema deverão ser bancados pela CBF.

Vale ressaltar que até hoje, o VAR foi utilizado somente na Série A do Campeonato Brasileiro e nas fases finais da Copa do Brasil - a partir das oitavas de final.

Central na sede da CBF - para a Série A

Além disso, está em fase de testes uma operação do sistema centralizado do árbitro de vídeo, que funcionaria na sede da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Neste caso, isso valerá apenas para a Série A - do Campeonato Brasileiro 2021.

Já nas demais divisões, caso seja confirmado a utilização do sistema nas mesmas aqui apontadas, essas contariam com uma central de operação em cada estádio, como era ou é utilizado nos dias de hoje na Série A e nos jogos da Copa do Brasil.

As Série A, B, C e D do Campeonato Brasileiro encontram-se pouco com seus jogos entre a 12ª rodada, a 14ª rodada, ou seja, a implementação do VAR caso a CBF bata o martelo para o uso da tecnologia nas séries aqui já citadas, deve se dar a partir do final de agosto, início de setembro, até lá, seguem como estão.