CBF quer alavancar Série C e investe milhões na competição

A CBF comunicou nessa segunda-feira (6), que fará um investimento milionário na Série C do Campeonato Brasileiro. O presidente Ednaldo Rodrigues anunciou que a entidade será responsável por bancar toda a organização da competição, além de aumentar em 40% a premiação dos 20 times que vão participar do torneio nesse ano em relação ao ano passado. A Série D também receberá grande aporte financeiro, visando a evolução da competição.

Ao todo, a entidade vai investir R$ 70 milhões na Série C, sendo que quase 18 milhões será destinado aos clubes, divididos entre 800 mil para cada um dos 20 participantes (16 milhões) e mais 240 mil para os oito times que se classificarem para a fase eliminatória (1,92 milhão). A organização da competição será o maior investimento, cerca de R$ 52 milhões, para transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e exames antidoping e todos os outros gastos para a realização das partidas.

Ednaldo Rodrigues falou sobre o objetivo desse maior investimento: elevar o nível técnico da competição. A CBF espera que apoiando os clubes com a organização, os elencos podem se fortalecer e, consequentemente, ter melhores jogos, resultando numa maior força comercial do torneio. Segundo o presidente da entidade, a ideia inicial é diminuir o aporte aos clubes gradativamente, conforme a Série C se fortaleça; veja:

“Fazemos uma administração austera, mas queremos também distribuir renda para os nossos clubes. A CBF tem esse papel de fomentador do futebol brasileiro e não vai abrir mão disso. A médio prazo, o objetivo é diminuir esses investimentos à medida que as duas competições consigam se viabilizar comercialmente”

CBF quer clubes mais fortes na Série C

Um dos maiores gastos dos clubes é com a logística para realização das partidas, as diretorias sempre acabam prejudicadas pelas longas viagens, preço de hospedagem e alimentação correta aos atletas. Dessa forma, reforçar elencos e investir em infraestrutura de treinamento, por exemplo, se torna inviável. A CBF acredita que isso interfere diretamente para atrair patrocinadores e também torcedores para os estádios, confira o que disse Ednaldo Rodrigues:

“A intenção é tornar os campeonatos mais atrativos comercialmente. Esse dinheiro vai servir para os clubes montarem elencos mais fortes e investirem também nos seus estádios, gramado, iluminação, vestiários. Acredito que quanto melhor o espetáculo, mais interessante as duas séries ficarão para os patrocinadores e torcedores”

A Série C tem começo previsto para o dia 3 de maio e deverá ir até o dia 12 de novembro e conta com clubes de 16 estados e de todas as regiões do país. A competição é disputada em turno único, em 19 rodadas, os oito melhores se classificam às quartas de final e os quatro melhores, que avançarem às semifinais, também garantem o acesso à Série B.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]