CBF divulga áudios do VAR de lances polêmicos da vitória do Palmeiras contra o Ceará

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios do VAR de três lances polêmicos da vitória do Palmeiras sobre o Ceará por 2 x 1, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Dessa forma, é possível ouvir as conversas e as decisões tomadas pelo árbitro gaúcho Anderson Daronco e pelo carioca Rodrigo Nunes de Sá, o responsável pela arbitragem de vídeo.

Lance polêmico do 1º tempo

No primeiro áudio, o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, do Verdão, e o atacante Mendoza, do Vozão, se enroscam dentro da área e o colombiano cai pedindo um pênalti.

Em síntese, essa situação aconteceu ainda no 1º tempo e o jogo estava 2 x 0 para o Palmeiras. Assim, Daronco não viu o movimento de braço, enquanto que Rodrigo Nunes de Sá viu movimentos não faltosos na jogada.

“Não tem uso de braço, os dois estão… Não tem movimento de braço para mim”, disse o árbitro. “Lance checado, disputa normal, contatos mínimos não faltosos”, relatou o VAR.

Lances polêmicos do 2º tempo

Já no início do 2º tempo, Dudu foi derrubado fora da área por Richardson em um contra-ataque do Palmeiras. Sem conseguir acompanhar a velocidade da jogada, Daronco afirma que não vê “movimento de empurrar”.

“Fiquei. Eu não vejo. Para mim os dois estão ocupando o espaço. Eu não vejo contato no pé. Para mim os dois estão com o lado do corpo. Não vejo o movimento de empurrar”, relatou Anderson Daronco.

No entanto, no vídeo, sugere que ele veja o lance no monitor. O árbitro, então, concorda com a cabine e decide pela expulsão.

Por fim, o último lance divulgado pela CBF é o pênalti de Danilo em cima de Vina, no 2º tempo, quando o placar apontava 2 x 0 para o Palmeiras. Os jogadores disputam uma bola na área e o meia cearense cai pedindo a penalidade, que Daronco assinala dentro de campo com convicção, dizendo que o volante “calça” o adversário. Na cabine, Rodrigo Nunes de Sá diz que há um toque na coxa e confirma a penalidade.

“Toque embaixo, ele calça. Não vou complicar (responde a algum jogador). Se estiver errado, pode me chamar (diz ao VAR)”, afirmou Anderson Daronco. “A perna está um pouco mais à frente, vou confirmar a decisão de campo. OK, OK, coxa. Daronco, lance checado. penal confirmado”, respondeu Rodrigo Nunes de Sá.

CBF monta Comissão com árbitros das Séries A e B

A saber, nas últimas semanas, houveram diversas manifestações de clubes contra erros de arbitragem.

Por fim, a confederação detalha que montou uma Comissão com 95 juízes das Série A e Série B do Campeonato Brasileiro. Assim,  prometeu uma melhora na sequência do torneio.

A saber, a imprensa terá acesso aos treinamentos dos árbitros nesta terça-feira (2) e quinta-feira (4).

Atividades abertas à imprensa

Terça-feira

  • 9h – Treinos práticos em campo (Clube da Aeronáutica)
  • 9h -Treinamento do VAR (CEAB)
  • 15h – Treinos práticos em campo (Clube da Aeronáutica)
  • 15h -Treinamento do VAR (CEAB)

Quinta-feira

  • 9h – Treinos práticos em campo (Clube da Aeronáutica)
  • 9h -Treinamento do VAR (CEAB)
  • 15h – Treinos práticos em campo (Clube da Aeronáutica)
  • 15h -Treinamento do VAR (CEAB)

Foto destaque: Divulgação/Lucas Emanuel/AGIF

Sou fascinada pela escrita desde pequena, tenho ânsia por conhecimento e sede de informação, além da ambição em me tornar uma profissional de referência no futuro, mesmo com uma recém [...]