CBF e clubes aprovam aumento de número de estrangeiros

Na semana passada, o São Paulo deu o pontapé inicial e enviou um ofício a Confederação Brasileira do Futebol – CBF, pedindo para que reavaliassem a possibilidade do aumento do número de estrangeiros nos clubes, de cinco para sete jogadores em cada partida.

A petição foi bem recebida e logo a entidade marcou para essa terça-feira (14), uma reunião entre os principais clubes do Brasil no Conselho Técnico do Brasileirão (CTB), na sede da CBF, localizada no Rio de Janeiro, para tratar sobre o assunto e colocar o tema para votação.

Como o requerimento não beneficiaria apenas um clube, visto que além do São Paulo com oito estrangeiros, Athletico-PR com sete, Corinthians e Grêmio com seis, e por fim, o Flamengo com quatro, engrossaram o coro pedindo a ampliação.

CBF apresenta prós e contras a ampliação

Antes de iniciar a votação, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou um estudo realizado sobre a medida, em que o futebol equatoriano. Isso porque é o futebol que mais abre portas para estrangeiros jogarem.

Comprovando essa afirmação, a entidade relatou que no final de 2022, a federação local juntamente com os presidentes de clubes da primeira divisão realizaram uma reunião com o intuito de aumentar o número de jogadores nascidos fora do país de seis para oito, e a medida foi aprovada por quase 85% de votos favoráveis.

Outros países citados como exemplo foram a Argentina, que mantém um sistema semelhante ao do nosso país, sendo permitido até cinco estrangeiros por partida. No México são liberados até nove e na MLS não existe limite.

Entretanto, um dos principais fatores negativos da aprovação da medida é que pode resultar em menos espaços para os atletas das categorias de base. Sendo assim, a liberação não é total e sim específica para sete.

Aqui no Brasil, a votação da pauta foi unânime com a aprovação de 100% com sim dos 20 clubes, o que abre a possibilidade para contratarem novos estrangeiros a fim de reforçar o elenco nas competições.

CBF e clubes aprovam aumento de número de estrangeiros
Foto: Martín Fernandez

Agora só no Brasileirão

No entanto, devido as competições estaduais espalhadas pelo país já estarem em andamento, a nova regra fica impossibilitada de ser integrada. Porém, poderá vigorar no Campeonato Brasileiro que terá início previsto entre final de abril e início de maio, e/ou na Copa do Brasil.

Contudo, vale ressaltar que em outras competições organizadas pela Conmebol como Copa Libertadores e a Sul-Americana não existe limite para estrangeiros nas equipes participantes.

Tity Marx Tity Marx

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.

[blocksy_breadcrumbs]